CTT lançam emissão filatélica em homenagem aos rostos portugueses na ONU

12 de Janeiro, 2022

Foto da notícia

Os CTT lançaram hoje, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com o Ministério da Educação, uma emissão filatélica dedicada aos rostos portugueses na Organização das Nações Unidas (ONU): Maria de Lourdes Pintasilgo, Jorge Sampaio, Diogo Freitas do Amaral e António Guterres.

Esta emissão filatélica é composta por quatro selos N20g, com o valor facial de 0,54€, com uma tiragem de 75 000 exemplares cada.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação, fazendo jus ao repto da ONU «Construindo o nosso Futuro Juntos», implementaram em conjunto uma série de iniciativas para assinalar os 75 anos da fundação da ONU e os 65 anos da adesão de Portugal, tendo como intenção promover o conhecimento sobre a estrutura e ação desta organização mundial, bem como dar a conhecer a ação notável de portugueses no seu seio.

Foi neste contexto que nasceu o concurso escolar «Rostos Portugueses na ONU 75 anos | 75 imagens», dirigido aos alunos de todos os anos de escolaridade da rede de escolas do Ministério da Educação e dos estabelecimentos de ensino da rede de escolas portuguesas no estrangeiro (EPE).

Os alunos foram desafiados a produzir imagens originais, no domínio das Artes Visuais, modalidade de desenho, onde interpretaram os rostos destes quatro ilustres portugueses.

Os desenhos vencedores integram a emissão especial «Rostos Portugueses na ONU»: Madalena Carvalho | Martim Ahamad - 1.º Ciclo do Ensino Básico, Jardim-Escola João de Deus Olivais, Lisboa (Imagem de Maria de Lourdes Pintasilgo); Francisco Gomes - 2.º Ciclo do Ensino Básico, Agrupamento de Escolas António Nobre, Porto (imagem de Jorge Sampaio); Eya Ben Nasrallah - 3.º Ciclo do Ensino Básico, Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Guimarães (desenho de Diogo Freitas do Amaral) e Luís Bouça - Ensino Secundário, Escola Secundária Viriato, Viseu (ilustração de António Guterres).