CTT lançam emissão filatélica dedicada ao centenário da revista Seara Nova

15 de Outubro, 2021

Os CTT apresentam, esta sexta-feira, dia 15 de outubro, uma emissão filatélica dedicada ao centenário da revista Seara Nova, que foi fundada em Lisboa em 1921, por um grupo de intelectuais da época, numa altura conturbada em termos sociais e económicos.

Esta emissão filatélica é composta por dois selos, com o valor facial de 0,54€ e 1,00€, com uma tiragem de 75 000 exemplares cada. O design dos selos esteve a cargo do AF Atelier.

De acordo com o Conselho Redatorial da Revista e conforme está mencionado na pagela desta emissão, “a Seara Nova foi sempre um espaço de diálogo, de abertura às ideias do progresso, de rigor ético, de investigação e de divulgação cultural, criando esse fenómeno ímpar que se tem designado por «espírito seareiro». Na resistência ao fascismo, a revista, mesmo quando gravemente mutilada pela censura, foi um farol democrático e espaço de elevadas polémicas e de valiosas colaborações de toda a intelectualidade progressista. A partir da década de 60 do século XX atingiu mesmo o estatuto de grande revista da Resistência antifascista, mantendo o seu forte pendor cultural. E, neste plano, teve importante papel directo em momentos altos da luta democrática e de resistência ao fascismo, como as eleições de Humberto Delgado, os Congressos da Oposição Democrática de Aveiro, ou as campanhas eleitorais da Comissão Democrática Eleitoral (CDE). Nos anos 80 do século passado, e tendo em conta a situação entretanto vivida no país, a Seara Nova renovou o seu projecto como revista cultural e democrática, apostada nos valores da democracia, do progresso, da justiça social, da solidariedade e da Paz, e arrimada no espírito seareiro, princípios que continua a perseguir e que fazem da Seara Nova um campo de aprofundamento dos valores democráticos e culturais, e de ideias desenhadoras do futuro.”

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas: CTT Restauradores, em Lisboa, CTT Palácio dos Correios, no Porto, CTT Zarco, no Funchal e CTT Antero de Quental em Ponta Delgada.