CTT lançam coleção de selos exclusiva para assinalar centenário da Sociedade Portuguesa de Autores

22 de Maio, 2025

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam a partir desta quinta-feira, dia 22 de maio, uma emissão filatélica dedica ao centenário do nascimento da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Criada a 22 de maio de 1925, a SPA representa a resistência e a capacidade de luta dos autores portugueses, em defesa dos seus direitos, liberdades, e também das tecnologias que abrem portas para a comunicação com o público e com o seu desejo de consumir e partilhar obras de grande diversidade e qualidade.

Há um século, os autores, sobretudo ligados ao teatro e à literatura, decidiram criar uma cooperativa que se batesse pela elaboração de um Código de Direito de Autor. O leque foi-se dilatando, primeiro para o cinema e depois para as artes visuais. Grande aposta estratégica, nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, foi também a solidariedade que nunca mais deixou de ser um compromisso capaz de elevar a cooperativa dos autores acima das empresas da época e de sempre. Foi assim que a SPA adquiriu dimensão institucional, não se confundindo com outros negócios de diferentes conteúdos e expressões no mercado.

Ao longo dos anos foi sempre aumentando o número de membros da SPA e das disciplinas abrangidas pela sua intervenção jurídica e institucional. Durante as décadas da ditadura, a SPA foi sempre um espaço corajoso de luta pela liberdade e contra a censura. Cooperadores como Alves Redol, Luís de Sttau Monteiro, Manuel da Fonseca, José Afonso, entre outros, passaram pelas prisões da ditadura. Nesse sentido, a SPA foi um símbolo da resistência à opressão e ao terror.

Também por esse motivo, a SPA foi merecedora da Ordem da Liberdade, outorgada pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, pouco tempo depois de ter assumido a Presidência da República.
A coleção é composta por dois selos com valores faciais de 0,65€ (Quadro da autoria de José de Guimarães, imagem comemorativa dos 100 anos da Sociedade Portuguesa de Autores) e 0,95€ (Ilustração da autoria de André Chiote, representação da fachada do edifício sede da Sociedade Portuguesa de Autores), com uma tiragem de 50 mil exemplares cada.

As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e do Chiado, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

Compre aqui