CTT juntam milhares de colaboradores, parceiros e clientes para preparar novidades de 2024

26 de Janeiro, 2024

Os CTT – Correios de Portugal juntaram, ao longo de dois dias, no Centro de Congressos do Estoril, milhares de colaboradores, parceiros e clientes, onde foi feita uma retrospetiva de 2023 e apresentadas as principais prioridades e desafios para este ano, em Portugal e Espanha.

A Convenção CTT 2024, que decorreu no dia 17 de janeiro de manhã, foi também transmitida em live streaming. A abertura do evento contou com uma apresentação do CEO dos CTT, João Bento, que elencou os desafios e oportunidades do setor e dos CTT, dando a conhecer aos funcionários da empresa as principais linhas estratégicas e a visão de futuro para a empresa.

Com um forte processo de transformação em curso, vários oradores em painel foram convidados a passar por temas como o crescimento do segmento Expresso e Encomendas, com uma oferta cada vez mais ibérica, os desafios da digitalização e das redes físicas, o futuro da rede de retalho e dos serviços financeiros, a sustentabilidade do negócio de correio e a otimização na extensa rede de operações, no tratamento e entrega de correspondência e encomendas.

Paralelamente, decorreram sessões com várias centenas de clientes, onde foram apresentadas algumas das bandeiras dos CTT para este ano: BPO, numa altura em que se tem verificado um forte crescimento do outsourcing, muito suportado na transformação digital, na flexibilidade do trabalho e na forte pressão para a eficiência e eficácia dos processos; Contact Centers, na ótica da eficiência da relação com os clientes, onde foi reforçada a importância da Inteligência artificial generativa nas áreas do costumer service nomeadamente em soluções self-service, atendimento por bots e no investimento em soluções de apoio aos assistentes (assistente virtual); Publicidade – a complementaridade entre o físico e o digital e a eficácia do Correio Publicitário, numa era onde o digital se sobrepõe cada vez mais ao físico; Soluções Empresariais, com reforço no compromisso assumido pelos CTT em ajudar as organizações na sua transformação digital, E-Commerce e as suas tendências evolutivas, reunião onde foram abordadas algumas tendências evolutivas, como a importância dos pontos de entrega alternativos, o crescimento da venda/compra de produtos em segunda mão, a relevância das devoluções e a sustentabilidade; Administração Pública, com foco na sua transição digital e no esforço que isso implica nas suas valências para se otimizarem processos e inovar na forma como se comunica com os cidadão e stakeholders; por fim, na área de Inovação, e sob o mote ‘O ecossistema de parceiros como acelerador de inovação nas empresas’, além das novidades dos CTT, falou-se nos desafios e riscos transversais que se vivem no curto e longo prazo e de que forma as parcerias são importantes neste processo.

O evento contou ainda com 15 stands de parceiros, nas áreas de marketing, software, equipamentos e gestão documental, por exemplo. A estes juntaram-se ainda vários stands dos CTT, que materializaram os temas em debate e que foram visitados por todos os que estiveram presentes.

Os CTT são hoje mais do que uma empresa de correio. São também uma empresa de expresso e encomendas, de logística e de produtos e serviços digitais, com um alargado portefólio que permite que as empresas e os clientes escolham um único parceiro, com soluções para todas as suas necessidades, em qualquer área de negócio.

Vivemos num contexto de profunda transformação e são os momentos mais desafiantes que encaramos não como obstáculos, mas sim como oportunidades. É esta postura que tem permitido aos CTT, uma empresa com mais de 500 anos de história, continuarem na linha da frente, oferecendo uma resposta robusta a todos os clientes.

Vídeo Convenção CTT 2024