CTT financiam projetos de sustentabilidade escolhidos pelos portugueses

13 de Outubro, 2020

Os CTT vão financiar os dois projetos ambientais, um nacional e um internacional, que forem escolhidos pelos portugueses, entre os quatro elencados no âmbito de uma consulta aberta a toda a população. A conservação de Turfeiras, a conservação dos bosques, a utilização de biomassa renovável no Brasil e o projeto de reflorestação, também no Brasil, são os projetos propostos. O voto deve ser feito no site CTT, até ao próximo dia 26 de outubro.

 

Para Miguel Salema Garção, diretor de marca e comunicação dos CTT, “esta iniciativa, pioneira entre as empresas nacionais e do setor, reafirma o alinhamento dos CTT com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 12 e 13 da ONU e que os CTT subscrevem, permitindo aos nossos stakeholders participar ativamente no processo de decisão."

O "Correio Verde" é uma oferta 100% ecológica que aposta conveniência aliada à proteção ambiental, garantindo a neutralidade carbónica dos seus produtos sem custos adicionais para os clientes. Todas as embalagens são produzidas com materiais reciclados e as tintas utilizadas na impressão são amigas do ambiente. Cada objeto entregue pelos CTT resulta em média na emissão de 53,5g de CO2. Neste sentido, as emissões carbónicas produzidas ao longo da cadeia de valor, impossíveis de evitar, são integralmente compensadas através do apoio a projetos que visam benefícios ambientais, nomeadamente no combate às alterações climáticas e na promoção da biodiversidade, e também sociais, como a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Desde o seu lançamento em 2010, as vendas totais do Correio Verde representam uma receita aproximada de 64 milhões de euros, em grande medida impulsionadas pela visibilidade dos seus atributos ambientais.

O primeiro dos projetos, “Conservação de Turfeiras”, um projeto nacional, promove a restauração e o incremento da ocupação de habitats de turfeiras no território português, dominados por musgos e algumas plantas vasculares, em solos afetados pelas alterações climáticas.

O segundo dos projetos, também ele nacional, é a “Conservação dos bosques”, um projeto que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa. Através da colaboração com várias entidades e voluntários, são colhidas sementes para produzir plantas, plantam-se árvores e arbustos, cuidam-se de bosques e recupera-se a floresta portuguesa.

Os CTT propõem também dois projetos internacionais, ambos no Brasil. O primeiro deles chama-se “Utilização de biomassa renovável”, um projeto que promove utilização de biomassa renovável para a produção de tijolos e lajes, numa fábrica de cerâmica situada no estado de Pernambuco, para serem vendidos no mercado regional.

O segundo deles chama-se “Projeto de reflorestação” e promove prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa promovendo a gestão florestal sustentável.

A estratégia de sustentabilidade dos CTT está alinhada com a ambição de limitar o aquecimento global a 1,5ºC até 2030 e também com os interesses e as prioridades das nossas partes interessadas em matérias responsabilidade social e ambiental, como a preservação ambiental, a proteção da biodiversidade e da floresta nacional e o apoio ao desenvolvimento de populações carenciadas, no sentido de melhorar ainda mais o nosso desempenho.