CTT evitam emissão superior a 770 toneladas de CO2 com aposta na eficiência energética dos seus edifícios

7 de Fevereiro, 2022

Foto da notícia

Os CTT continuam a manter um desempenho de liderança no combate às alterações climáticas e são um operador postal reconhecido pela sua qualidade, eficiência e criação de valor. Diariamente – e quando falamos em matéria de Sustentabilidade - os nossos princípios e políticas funcionam como referências para toda a atividade da empresa.

Exemplo disso são os números que dizem respeito à eficiência energética dos nossos edifícios. Em apenas um ano e meio (entre abril de 2020 e outubro de 2021) evitámos a emissão de 773 toneladas de CO2 para a atmosfera e gerámos uma poupança de 376 mil euros, através de um projeto de controlo e monitorização de energia, iniciado em 2020, nas instalações CTT de maior consumo a nível nacional. Em termos de comparação direta, esta poupança de emissões carbónicas equivale ao consumo médio de 63 famílias em Portugal (dados estatísticos da Pordata, considerando um agregado familiar médio de 2,5 pessoas).

No âmbito deste projeto, em parceria com a LMit, os CTT instalaram o sistema de controlo e atuação wisemetering em 44 edifícios, que representam mais de 55% do consumo total do seu parque imóvel. Esta é uma ação alinhada com as políticas corporativas dos CTT, que visa a otimização do consumo de energia, através de uma maior eficiência e, consequentemente, de um menor impacto para as alterações climáticas na nossa operação diária.

O combate às alterações climáticas é um dos maiores desafios da humanidade, no qual pretendemos continuar a apostar. Cientes da importância da sustentabilidade ambiental e consciência ecológica, os CTT iniciaram há vários anos a implementação de um programa de iniciativas com o objetivo de reforçar a poupança energética e reduzir as emissões de carbono.

Nos CTT, o consumo direto de energia é um alvo prioritário no que respeita à monitorização e à implementação de medidas de eficiência energética. O aumento da eficiência energética resulta em ganhos ambientais diretos – cada joule de energia poupado reflete-se numa menor produção de emissões de carbono – bem como num balanço consolidado da empresa mais sólido no curto e no longo prazo.

Com a colaboração de todos, continuaremos a dotar as nossas instalações de sistemas que permitam reduzir a pegada da operação CTT, reforçando a nossa missão de reduzir o impacto ambiental provocado pela nossa atividade.

A estratégia de Sustentabilidade dos CTT está alinhada com a ambição de limitar o aquecimento global a 2ºC até 2030, tendo sido a nossa Empresa recentemente distinguida com o nível de Liderança e classificação A- na vertente das Alterações Climáticas pelo rating CDP – Carbon Disclosure Project 2021, um desempenho acima da média setorial.