CTT em segundo lugar em ranking de sustentabilidade mundial

10 de Novembro, 2020

Os CTT obtiveram o 2.º lugar a nível mundial no ranking do programa de sustentabilidade do IPC, o Sustainability Measurement and Management System (SMMS), entre um total de 19 operadores postais de todo o mundo.

O setor postal tem o seu próprio programa de gestão ambiental desde 2008, sendo que no ano passado, em 2019, os operadores postais mundiais lançaram o Sistema de Medição e Gestão de Sustentabilidade (Sustainability Measurement and Management System - SMMS), um programa que não está apenas focado nas alterações climáticas, mas também noutros áreas, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Desta forma, o setor postal foca-se não só em ampliar os seus esforços relacionados com as alterações climáticas, mas também com outras seis áreas de intervenção, nomeadamente, a saúde e segurança, a aprendizagem e desenvolvimento, a eficiência de recursos, a qualidade do ar, a economia circular e as compras sustentáveis.

Este ranking reflete o nível de proficiência dos CTT nestas 7 áreas de intervenção em matéria de sustentabilidade. Os CTT posicionaram-se acima da média setorial em todas as 7 áreas de intervenção, reforçando o empenho dos CTT para com o compromisso em termos de matéria de sustentabilidade.

Desde 2008 que os CTT reduziram as emissões carbónicas direta em 68%, superando consideravelmente a meta de redução de 20% até 2020; 85% dos resíduos foram separados para reciclagem, no ano de 2019; e desde 2016, a aquisição de 100% de energia elétrica é proveniente de fontes renováveis.

São 19 os  operadores postais que participam neste programa,  os  CTT, An Post, Austrian Post, Australian Postal Corp, Bpost, Correos, Deutsche Post DHL Group, Le Groupe La Poste, New Zealand Post Group, Post Luxembourg, Poste Italiane, Posten Norge, Posti, PostNL, PostNord, Royal Mail Group, South African Post Office, Swiss Post e United States Postal Service.

Os CTT assumem o compromisso de estar cada vez mais envolvidos com a sustentabilidade, pensando no futuro de todos. Esta atitude é posta em prática todos os dias, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e em diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade. Por isso, queremos partilhar o nosso esforço no terreno com os portugueses, de modo a que todos o possam conhecer.