CTT editam livro com testemunhos únicos dos seus colaboradores após 500 anos de história

21 de Junho, 2021

Após a efeméride da celebração dos 500 anos de Correio em Portugal comemorada no ano passado, em 2020, os CTT publicam o livro “O Correio – Rostos e Estórias”, uma edição sobre as memórias dos trabalhadores dos CTT, que consiste numa recolha dos testemunhos mais interessantes do dia-a-dia dos seus colaboradores.

Os autores deste livro são as pessoas que melhor conhecem o correio, as que ao longo destes cinco séculos contribuíram para o funcionamento desta empresa centenária. Os seus testemunhos estão representados nesta edição feita de emoções, que nos faz relembrar e aprender através de tantas situações passadas durante estes anos.

Florbela Santos, relata neste livro dois episódios do seu Pai, trabalhador dos CTT, quando a mesma ainda não sabia que viria também a ser colaboradora. Conta-nos a forma original e engraçada de como o seu Pai soube que tinha entrado nos Correios, ou o facto de achar que o seu Pai era um Super-Herói dos Correios. Luiz Duran conta uma história sobre uma partida que fez a um colega durante uma solene e muito participada reunião sobre o então nascente projeto da criação do Banco Postal que se realizava na Rua de São José — Palácio Sousa Leal, sede dos CTT na altura. Está também presente nesta edição, um contributo mais recente de 2020, de uma menina chamada Matilde que quis com um desenho agradecer ao carteiro da sua área de residência, pelo esforço e dedicação que todos eles demonstraram ao longo de tantos meses de pandemia, a trabalhar na linha da frente, com entrega total.

O livro está a venda nas Lojas CTT e na Loja Online dos CTT, com o custo de 33,00€. Esta edição contém as emissões filatélicas “Europa -Veículos Postais”, de 2013 e “Europa – Rotas do Correio Antigo”, de 2020, compostas num total de seis selos e seis blocos, com o valor facial total de 14,04€. O livro tem uma tiragem limitada a 5000 exemplares, o design esteve a cargo de Folk Design e o revisor foi Carlos Jesus.