CTT e Unicorn Factory Lisboa parceiros para apoiar start-ups e scale-ups

9 de Fevereiro, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal estabeleceram uma parceria com a Unicorn Factory, para apoiar start-ups e scale-ups através do programa CTT 1520 StartUProgram.

A Unicorn Factory Lisboa lançou a 31 de janeiro um programa para apoiar scale-ups, start-ups já após as primeiras fases de investimento, a crescer e internacionalizarem-se. Assim, no contexto de um Corporate Matching Partnership, os CTT terão a oportunidade de colaborar com scale-ups criteriosamente selecionadas, reforçando a aposta em inovação.

A empresa terá também acesso à inovação das scale-ups selecionadas, com produtos e serviços relevantes e potencial efetivo de crescimento, beneficiando do envolvimento especializado com o ecossistema que este programa da Unicorn Factory Lisboa permite.

Em contrapartida, os CTT comprometem-se a disponibilizar apoio estruturado e construtivo às scale-ups.

Para Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação, “esta parceria com a Unicorn Factory Lisboa representa uma excelente oportunidade de contribuir para a evolução de start-ups de elevadíssimo potencial para a sua fase seguinte de desenvolvimento, permitindo também continuar o caminho de transformação de uma empresa com mais de 500 anos através da Inovação, reforçando o nosso ecossistema de parceiros, desenvolvimento de sinergias e criando oportunidades de colaboração futura com entidades que nos possam ajudar a pensar fora da caixa”.

programa 1520 StartUProgram desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via TechTree, a KIT-AR, a Sensefinity e a Habit.

Os CTT contam ainda com um fundo de investimento, o Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, que visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade.

A Unicorn Factory Lisboa é uma plataforma de programas e hubs, inspirada nas melhores práticas internacionais, para o apoio a start-ups e scale-ups na criação de produtos e modelos de negócio disruptivos, no desenvolvimento de processos eficientes e na conquista de um crescimento acelerado e sustentável a partir de Lisboa.