CTT e Quercus plantaram 6.000 árvores na Mata Nacional da Machada, no Barreiro

3 de Março, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal e a Quercus concretizaram, com a ajuda de mais de 500 voluntários, a plantação de mais 6.000 árvores doadas no âmbito da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”, na Mata Nacional da Machada, um local privilegiado no concelho do Barreiro, com uma área de 370 hectares.

As plantações decorreram entre os dias 25 e 28 de fevereiro e, à população em geral, juntaram-se os voluntários dos CTT e da Quercus, a Câmara Municipal do Barreiro, o Corpo Nacional de Agentes Florestais, bombeiros, alunos do ensino secundário e agrupamentos de escoteiros.

A espécie escolhida foi o Sobreiro (Quercus suber) e as plantações corresponderam ao número de kits “Uma Árvore pela Floresta” adquiridos pelo público durante a campanha 2020/2021, no âmbito da 8ª edição, uma iniciativa que tem contribuído para a reflorestação do nosso país, nomeadamente das zonas mais afetadas pelos incêndios.

Durante a próxima semana serão plantadas mais 700 árvores, completando assim este ciclo, referente ao número de kits vendidos.

A concretização destas plantações demonstra o compromisso da Quercus e dos CTT em mobilizar a sociedade para a importância da nossa floresta e para a sua recuperação. Qualquer pessoa que participe na iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” está a contribuir para a reflorestação de Áreas Protegidas e Classificadas em todo o país. O papel das florestas, das espécies florestais e dos serviços de ecossistemas que elas prestam é essencial para a nossa existência e constitui uma proteção adicional para futuras pandemias.

A 8ª edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta” continua a decorrer e o kit, Prunus avium ou Cerejeira-brava pode ser adquirido, pelo preço de 3,50€, em todas as Lojas CTT do país e na Loja Online, em www.ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.

Graças ao contributo de milhares de pessoas em Portugal e no estrangeiro já foram plantadas mais de 100 000 mil árvores autóctones em Portugal.