CTT e Fintech Solutions parceiros para apoiar start-ups

16 de Fevereiro, 2023

Os CTT – Correios de Portugal estabeleceram uma parceria com a com a Fintech Solutions para apoiar startups que recorram ao programa CTT 1520 StartuProgram para a aceleração das suas ideias ou soluções de negócio.

Fintech Solutions é uma agência de inovação dedicada a apoiar a colaboração entre instituições maduras e fintechs através da criação de serviços financeiros digitais em colaboração com o ecossistema de startups fintech.

A parceria entre os CTT e a Fintech Solutions visa o aproveitamento de sinergias em várias áreas, bem como a disponibilização de vantagens para as startups do CTT 1520 StartuProgram, nomeadamente com o acesso direcionado ao ecossistema fintech, com um trial gratuito às startups com base nos seus interesses, em 2 dos 3 tipos de sessões disponíveis com foco em apoiar o desenvolvimento de soluções fintech.

Para Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação, “esta parceria com a Fintech Solutions permite-nos aproximar do universo das fintech e representa uma excelente oportunidade de apoiar o desenvolvimento de start-ups desta área, desenvolvendo sinergias e criando oportunidades de colaboração futura”.

“A parceria com o StartuProgram está alinhada com a nossa visão de apoiar a inovação e o desenvolvimeneto de novos serviços financeiros de forma colaborativa. Vemos com muito entusiasmo o desafio que os CTT nos lançaram de facilitar o desenvolvimento de novas soluções fintech trabalhando com as startups do programa.” – refere António Ferrão, Diretor da Fintech Solutions.

programa 1520 StartuProgram desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity e a Habit.

Os CTT contam ainda com um fundo de investimento, o Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, que visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade.