CTT, Dott e InvestBraga trazem Feira do Livro de Braga para o digital

2 de Julho, 2020

Os CTT – Correios de Portugal, em parceria com a Dott e a InvestBraga trazem a 29ª edição da Feira do Livro de Braga para o online permitindo assim a adesão em segurança de todos os bracarenses, abrindo também as portas a todos os portugueses do continente e ilhas.

Para minimizar o risco de qualquer contaminação a Câmara Municipal de Braga e a InvestBraga, optaram por adaptar a 29º edição da Feira do Livro de Braga a um ambiente digital, tendo para tal selecionando os CTT e a Dott como parceiros para a sua realização que terá o seu lançamento, no próximo dia 3 de julho.

Esta iniciativa vem ajudar a realizar aquele que já é um evento de tradição em Braga e que, este ano, sofreu as condicionantes provocadas pelo atual contexto de pandemia CoViD-19, que impediu a realização de feiras físicas. Tem por missão não só apoiar as empresas a escoarem os seus produtos, neste caso concreto as do sector livreiro, como permitir o acesso dos portugueses a este tipo de bens de forma rápida, fácil e segura.

Segundo João Sousa, administrador executivo dos CTT, “os CTT estão uma vez mais a tornar possível que diversas entidades, particularmente aquelas afetadas pela situação atual, possam continuar a escoar os seus produtos e que todos os portugueses tenham a oportunidade de os receber em sua casa. Continuamos empenhados em colocar as nossas capacidades ao serviço de todos aqueles que precisam de continuar a operar mantendo a economia a funcionar, e temos a honra de fazer parte desta 29ª edição da feira do livro de Braga, este ano em ambiente digital.”

“O Dott é dos Portugueses para os Portugueses e por isso orgulhamo-nos de poder levar a 29ª edição da Feira do Livro de Braga não só aos bracarenses mas também a todo o país, que, devido à pandemia, não pôde visitar fisicamente a Feira este ano. De igual forma estamos a ajudar os livreiros a converterem-se ao digital, vendo nele um canal de vendas adicional, e a colocar a economia a funcionar, mesmo sem clientes na loja física”, salienta Gaspar d'Orey, CEO do Dott.

Carlos Silva, administrador-executivo da InvestBraga, salienta que “a plataforma recorrerá a uma tecnologia street view, onde o visitante é convidado a viajar pelas ruas da cidade de Braga e selecionar o stand que pretende visitar, nos espaços onde normalmente decorre a feira”. Ao fazê-lo é enviado para a loja virtual da plataforma onde pode escolher e comprar os artigos que pretende, sendo estes entregues em sua casa.”

Com recurso à técnica Street View que permitirá percorrer as habituais ruas da Feira do Livro, o visitante vai poder escolher as livrarias preferidas ou encontrar espaços de eleição. A venda online, disponível para todos os livreiros, alfarrabistas e editoras participantes, será efetuada através de alojamento na plataforma DOTT. O evento terá início a 3 de julho e prolongar-se-á até dia 3 de setembro. Os CTT são os responsáveis pela distribuição.

A 29ª Feira do Livro de Braga conta com uma programação cultural em streaming com diversos passatempos, com a oferta de centenas de livros e conversas com autores nacionais e estrangeiros, entre os quais se destacam Richard Zimler, Isabel Stilwell, Afonso Reis Cabral, os espanhóis Ildefonso Falcones e Manuel Vilas ou a brasileira Adriana Lisboa.

Os CTT e o Dott seguem o compromisso de apoiar os clientes e as empresas no atual contexto, possibilitando que a economia continue a funcionar, que os pequenos produtores tenham a possibilidade de escoar os seus produtos e que os portugueses possam continuar a consumi-los, adquirindo-os a partir de casa.

Com esta iniciativa, os CTT apoiam a literacia e presença digital de produtores locais que, de outra forma, não teriam acesso simples às ferramentas para venda online dos seus produtos, acelerando este movimento de inclusão digital dos pequenos produtores. Os CTT, empresa de correio e expresso e encomendas, serão responsáveis pelo processo de logística e distribuição dos produtos colocados no marketplace Dott, do qual são fundadores. Os CTT estão conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa, papel reforçado no atual contexto, apoiando também as empresas na presença nos canais digitais através das suas soluções e Serviços.

O Dott é o maior shopping online de Portugal. Opera em modelo marketplace puro, e trabalha com o catálogo e stocks das empresas vendedoras para apresentar os produtos aos seus clientes. De portugueses para os portugueses, estão, mais que nunca, empenhados, em ajudar a digitalizar as marcas portuguesas e em trazer para o canal online todas as pequenas e médias empresas ligadas ao retalho de bens físicos, proporcionando-lhe a venda dos seus produtos neste canal. Para isto, conta com uma equipa dedicada a ajudar as empresas a vender online o mais rapidamente possível, sendo exequível a conclusão de todo o processo no próprio dia. Por outro lado, iniciativas como esta, também permitem ao Dott cumprir uma outra premissa da marca: oferecer aos portugueses as marcas de que mais gostam.

A InvestBraga, a Agência para a Dinamização Económica de Braga, atua como o braço económico do município e tem como missão promover o desenvolvimento económico da região. Através da atração de investimento e de empreendedores, e com a inovação como um dos seus fios condutores, a agência aposta na credibilização do município enquanto parceiro de negócio junto de investidores nacionais e internacionais. A InvestBraga assume como missão a de colocar Braga no mapa do investimento, do empreendedorismo e da inovação.

Os CTT, o Dott e a InvestBraga estão a implementar medidas de mitigação de contágio por CoViD-19 e a seguir todas as recomendações das autoridades competentes para a proteção dos colaboradores e clientes. As três entidades apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança de todos.

A Feira do Livro de Braga está disponível a partir do dia 3 de julho em Dott.pt