CTT comemoram os 500 anos do correio em Portugal com exposição documental e iconográfica na Torre do Tombo

12 de Outubro, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal inauguraram na terça-feira, dia 11 de outubro, uma exposição documental e iconográfica no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, dedicada à efeméride dos 500 anos do correio em Portugal – que se comemorou em 2020. Esta exposição, que vai ficar disponível ao público até janeiro de 2023, apresenta-se como uma viagem à atividade postal em Portugal, passando pelos principais momentos históricos.

Foi no dia 06 de novembro de 1520 que o Rei D. Manuel I assinou, em Évora, a carta real que nomeava Luís Homem como o primeiro Correio-Mor de Portugal. Embora existam documentos anteriores onde o embaixador privado do rei já era tratado por “correio-mor”, datamos formalmente o início da aventura dos correios públicos no nosso país nessa data.

Contudo, 500 anos de atividade postal não são 500 anos dos CTT. A sigla da Empresa foi, pela primeira vez, criada em 1936, promulgada pelo então Ministro dos Transportes e Comunicações. Mesmo com as alterações políticas que o País atravessou, os CTT mantiveram na sua esfera os serviços postais e de telecomunicações, com a forte proximidade às populações e uma rede de elevada capilaridade e, característica que se mantém até aos dias de hoje.

Atualmente, os CTT são mais do que uma empresa de correio. São também uma empresa de expresso e encomendas, de logística e de produtos e serviços digitais, com um alargado portefólio que permite que as empresas e os clientes escolham um único parceiro, com soluções para todas as suas necessidades. A par desta oferta alargada, os CTT têm também uma forte preocupação com a sustentabilidade, não só ao nível da redução da pegada carbónica e utilização de energia renovável na sua atividade como também na sua oferta, seja através de entregas 100% verdes, do correio verde ou de embalagens reutilizáveis.

A mostra era para ter sido inaugurada há dois anos, mas devido ao contexto pandémico, foi impossível de concretizar, estando agora acessível ao público, no ano em que se comemoram 502 anos de atividade postal em Portugal.

Ao longo dos próximos meses, a exposição integra documentos únicos dos mais importantes marcos históricos do setor postal em Portugal, bem como emissões exclusivas de selos.