CTT comemoram 250 anos da Grande Reforma da Universidade de Coimbra com Emissão Filatélica

6 de Maio, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta sexta-feira dia 06 de maio, uma emissão filatélica para comemorar os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, que remonta a 1772, com particular incidência sobre o ensino das matérias científicas. Neste contexto, foram criadas duas novas faculdades: a Faculdade de Philosophia e a Faculdade de Mathematica, com um plano de ensino das ciências experimentais modelado pelos melhores padrões europeus.

Conforme se lê na pagela desta emissão, “com a Reforma Pombalina, a Química e a História Natural emergiram em Portugal com assinalável atualidade sob a influência de Domenico Vandelli. O Jardim Botânico, planeado e também dirigido por Vandelli, foi criado com o objetivo de complementar o estudo da História Natural e da Medicina. No seu percurso histórico, a imprensa criada em Coimbra, em 1530, deu origem à nova imprensa designada Real Officina da Universidade, ficando instalada no devoluto claustro da Sé Velha”.

A emissão filatélica é composta por dois selos com uma tiragem de 75 000 exemplares cada e uma taxa de N20g e E20g. O design dos selos esteve a cargo de Túlio Coelho, do Atelier Colmeia Design.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Fernão de Magalhães, em Coimbra, Zarco, no Funchal, e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

Desde 2013, a Universidade de Coimbra integra a lista de locais reconhecidos como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.