CTT celebram 75 anos da Organização das Nações Unidas com emissão filatélica

28 de Setembro, 2020

Os CTT apresentam esta segunda-feira, dia 28 de setembro, uma emissão filatélica que celebra os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU conta atualmente com 193 Estados-membros e serve como fórum global no qual os países podem discutir as questões mais complexas da Humanidade, incluindo problemas relacionados coma guerra e a paz.

Neste ano em que celebram 75 anos a ONU lançou a iniciativa «UN75», que pretende promover uma profunda reflexão sobre a cooperação internacional e o papel da ONU no futuro. A Organização das Nações Unidas foi fundada oficialmente a 24 de outubro de 1945, dia em que a Carta das Nações Unidas foi ratificada pela União Soviética, República da China, França, Reino Unido, Estados Unidos e pela maioria dos outros signatários. Apesar das acentuadas divisões que estiveram na sua origem e das decorrentes durante o período da Guerra Fria, a ONU continuou a crescer e a manter-se fiel à sua missão, que é cada vez mais relevante face às enormes transformações que o mundo e a população mundial enfrentam no século XX.

Segundo António Ferrari, Assessor de Comunicação para Portugal, “ao longo das últimas décadas, a organização ajudou a pôr fim a inúmeros conflitos e a promover a reconciliação em vários países. Além de manter a paz e a segurança internacionais, as Nações Unidas protegem também os direitos humanos e o meio ambiente, fornecem ajuda humanitária, promovem o desenvolvimento sustentável e defendem o direito internacional.”

Ao longo dos seus 75 anos de vida, as Nações Unidas, juntamente com as suas agências especializadas, fundos, programas e funcionários foram distinguidas onze vezes com o Prémio Nobel da Paz.

Esta emissão filatélica é composta por dois selos com uma tiragem de 100 000 exemplares cada e os valores faciais de, 0,91€ e 2,00€.  As ilustrações estiveram a cargo de João Machado e o design esteve a cargo da MAD Activities. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.