CTT celebram 200 Anos do Nascimento de Florence Nightingale - Ano Internacional do Enfermeiro

29 de Outubro, 2020

Os CTT apresentam esta quinta-feira, dia 29 de outubro, uma emissão filatélica que celebra os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale e no dia em que também se assinala anualmente, o Dia Internacional do Enfermeiro.

Florence Nightingale nasceu em Florença, a 12 de maio de 1820. No bicentenário do No bicentenário do nascimento desta ilustre figura da enfermagem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declaraou 2020 como o Ano Internacional do Enfermeiro. Esta homenagem pretende também chamar a atenção à enorme importância da figura do Enfermeiro pela sua contribuição nos cuidados de saúde, com especial destaque aos problemas que enfrentamos na atualidade.

Foi na Guerra da Crimeia (1853--1856) que Florence evidenciou a sua grande capacidade de liderança e determinação tendo adquirido o conhecimento prático para impulsionar a reforma hospitalar e a reorganização dos serviços de saúde na segunda metade do século XIX. Foi condecorada pela rainha Vitória pelo reconhecimento do seu trabalho com os soldados, durante esta guerra. Durante esta guerra visitava os feridos acompanhada de uma lamparina, tendo ficado conhecida como “Lady with the Lamp.” A imagem da lamparina tornou-se no emblema da profissão.

Fundou a Escola de Enfermagem Hospital Saint Thomas, em 1860, considerada a primeira escola profissional de enfermagem em todo o mundo. Foi em 1907 a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito do Reino Unido. Morreu a 13 de agosto, de 1910, em Londres, com 90 anos de idade.

A folha especial mostra-nos uma lamparina turca, ou «fanoos», utilizada em Scutari (hoje Üsküdar), durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). Acredita-se que Florence Nightingale a levava nas suas rondas noturnas pelas enfermarias. Um dos selos mostra-nos uma imagem de Florence Nightingale de cerca de 1858 e no fundo, Florence Nightingale a inspecionar as enfermarias do hospital militar de Scutari durante a Guerra da Crimeia, segundo uma litografia de William Simpson, «Illustrations of the War in the East» [Ilustrações da Guerra no Oriente], de 1856. O outro selo tem uma fotografia de Florence Nightingale usando um xaile, que lhe fora enviado pela rainha Vitória e no fundo, um diagrama que mostra as causas de mortalidade no Exército Britânico durante a Guerra da Crimeia, em «Contribution to the sanitary history of the British Army during the late war with Russia» [Contribuição para a história sanitária do Exército Britânico durante a última guerra com a Rússia], de Florence Nightingale, 1859.

Esta emissão é composta por uma folha especial com dois selos com o valor de 1,44€ e uma tiragem de 100 000 exemplares. O design esteve a cargo de Hélder Soares do Design & etc.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.