CTT atingem desempenho de topo em rankings de Sustentabilidade

4 de Janeiro, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal foram distinguidos com desempenhos de topo a nível mundial nos dois rankings de sustentabilidade em que participam: o CDP - Carbon Disclosure Project e o Sustainability Measurement and Management System (SMMS) do IPC - International Post Corporation.

A empresa obteve a pontuação de A- na vertente Climate Change no CDP em 2022, mantendo-se no patamar de Liderança. Os CTT obtiveram uma pontuação superior à média europeia e mundial das empresas de transporte e logística (que pontuaram respetivamente B e C), fazendo parte do grupo de 12% das empresas deste setor que atingiram o patamar de Liderança (A/A-) e posicionando, assim, ao lado de empresas como a francesa La Poste, os Correios Austríacos e neerlandesa PostNL.  Em Portugal, os CTT pontuaram em ex aequo com as nacionais SONAE e GALP, no ranking liderado pela EDP, Jerónimo Martins, NOS e Navigator, que se posicionaram no nível A.

O CDP 2022 analisou o desempenho carbónico das empresas em 11 categorias. Os CTT obtiveram o nível máximo (A) no que respeita a: metas de gestão carbónica, processos de gestão, análise de risco, divulgação de risco, divulgação de oportunidades, governança e iniciativas de redução de emissões.

Já no ranking SMMS do IPC, os CTT também obtiveram um desempenho de topo com uma pontuação de 73%, aproximando-se mais da meta setorial de 90% até 2030, e ocupando o 5º lugar no grupo de 21 operadores postais a nível mundial.

O SMMS do IPC visa endereçar os objetivos de sustentabilidade do setor postal para os próximos 10 anos, focando-se em sete categorias de intervenção: saúde e segurança, formação, eficiência na utilização de recursos, alterações climáticas, qualidade do ar, economia circular e compras sustentáveis. Os CTT melhoraram o desempenho transversalmente nas várias categorias e em particular na Qualidade do Ar e em Saúde e Segurança, tendo pontuado acima da média do grupo em todas elas.

O IPC destaca como aspetos positivos do desempenho dos CTT face ao setor a prática de aquisição de eletricidade proveniente de fontes exclusivamente renováveis e a elevada taxa de reciclagem de resíduos não urbanos, que atingiu os 99%. Realça ainda a expressiva redução de emissões diretas desde 2008, data de lançamento deste programa de sustentabilidade setorial, bem como a eficiência carbónica das frotas CTT, dos seus edifícios e na entrega de objetos de correio.