CTT assinam Pacto contra a Violência

27 de Novembro, 2020

Os CTT – Correios de Portugal assinaram esta quarta-feira, 25 de novembro, o Pacto Contra a Violência, uma iniciativa do Governo no combate contra a violência contra as Mulheres.

Este pacto, lançado simbolicamente no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, é um projeto que formaliza a mobilização de respostas de urgência e suporte ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), no contexto da pandemia COVID-19, no qual se tem verificado um aumento de casos de violência doméstica.

O documento reconhece o papel estratégico das empresas como parceiras na prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica, reforçando e estruturando formas de cooperação.

Através da participação neste pacto, os CTT reforçam o seu plano de ação neste domínio com práticas de Prevenção e Combate à Violência Contra as Mulheres e à Violência Doméstica, através da produção de materiais de comunicação, sensibilização interna e de alerta na intranet, além de outras iniciativas. Este robustecimento do papel ativo dos CTT nestas temáticas é ainda mais relevante numa altura em que os casos de violência doméstica têm vindo a aumentar.

Os CTT têm desde há vários anos que orientam os seus atos pelo respeito das garantias e direitos consignados na Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, na Constituição da República Portuguesa e na Lei, em particular na legislação laboral. Os CTT implementam uma forte Política de Diversidade e Inclusão e continuam a promover os valores e práticas de acordo com os princípios orientadores do compromisso de gestão dos CTT.