CTT assinalam os 75 anos da NATO com lançamento de Inteiro Postal da República

4 de Abril, 2024

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta quinta-feira, dia 04 de abril, uma peça filatélica exclusiva para assinalar os 75 anos da NATO. Trata-se de um Inteiro Postal da República, com uma tiragem de 3.000 exemplares, em circulação com uma taxa paga de I20g.

A NATO tem tido um papel fundamental no contexto da segurança e da defesa do eixo euro-atlântico. Desde sempre que a organização promoveu valores democráticos, apostando na cooperação entre os seus membros, com o objetivo de evitar conflitos.

Portugal foi um dos 12 países fundadores da NATO, tendo a 4 de abril de 1949 assinado o Tratado fundador da Organização, numa cerimónia realizada em Washington. Hoje, a NATO conta com 32 países-membros, tendo os últimos dois aderido em 2023 e em 2024 (a Finlândia, e a Suécia, respetivamente).

Fruto da atual situação de instabilidade que o conflito na Ucrânia veio trazer ao velho continente, a sua importância no assegurar da Paz e no desenvolvimento de estratégias de dissuasão que protejam os seus membros é cada vez maior.