CTT assinalam centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul com emissão filatélica

30 de Março, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta quarta-feira, dia 30 de março, uma emissão filatélica para assinalar o centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, entre Portugal e o Brasil. Esta emissão é composta por três selos I20g, correspondentes ao valor facial de 1,05€, com uma tiragem de 75 000 exemplares cada.

A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada pelos marinheiros aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, constituiu-se como referência histórica pelo impacto social unificador na Nação portuguesa e pelo seu valor intrínseco em termos temporais, científicos e individuais, apesar dos limitados recursos disponibilizados.

A realização desta Travessia no ano de 1922, com 4.367 milhas percorridas em 60 horas e 14 minutos, operando um hidroavião monomotor de flutuadores, poderá causar espanto pela audácia dos tripulantes. Contudo, foi por terem sido voadas 36 horas e 29 minutos sobre o oceano, sem referências geográficas, com perfeito conhecimento da posição e baseando-se exclusivamente na observação astronómica, que seria considerado um feito inédito e inovador à data, precursor da navegação aérea autónoma.

Os selos individuais representam as três “máquinas” utilizadas. O primeiro, na descolagem de Lisboa, a 30 de março de 1922, ao romper da manhã, o Fairey IIID versão Mark II, F 400, identificado pelo construtor como Transatlantic Load Carrier, que viria a ser por decreto governamental o Lusitânia. O segundo, o Fairey IIID, F 401, matrícula 16, à deriva em 11 de maio, após uma amaragem de emergência e prestes a ser socorrido por um navio mercante, o Paris City. O terceiro, o Fairey IIID, F 402, matrícula 17, que finalizou a Travessia a 17 de junho, posteriormente batizado Santa Cruz na chegada ao Brasil.

 As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT de Sintra, Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.