CTT apresentam selos sobre os 400 anos do Terço da Armada da Coroa de Portugal

6 de Julho, 2021

Os CTT apresentam, esta terça-feira, dia 6 de julho, uma emissão filatélica, sobre os 400 anos do Terço da Armada da Coroa de Portugal, com dois selos.

Os dois selos desta emissão mostram um Militar com farda da Brigada Real de Marinha e um fuzileiro em uniforme de combate, ambas da coleção da Marinha Portuguesa.

De acordo com a Marinha Portuguesa e conforme se apresenta mencionado na pagela desta emissão, “os Fuzileiros têm a sua origem na mais antiga Força Militar constituída com caráter permanente em Portugal, sendo datada de 18 de abril de 1621 a sua fundação, com a designação de «Terço da Armada da Coroa de Portugal». Desde aquela data, até meados do século XVIII, os «Soldados da Armada» ou os «Marinheiros do Fuzil», como eram naqueles tempos conhecidos os Infantes de Marinha, combateram no Brasil, na fronteira sueste do Território Nacional, constituíram guarnições para a Esquadra de Guarda de Costa e combateram ao lado de Lorde Nelson no Mediterrâneo, somando sucessos na luta contra franceses, holandeses e espanhóis. O Terço era considerada uma unidade

de elite, tendo sido designado pelo rei D. João IV para a sua guarda pessoal. Em finais do século XVIII, a organização operacional é alterada, articulando-se em dois regimentos de infantaria e uma unidade de artilharia, passando a designar-se por «Brigada Real da Marinha».

Esta emissão filatélica é composta por dois selos, com o valor facial de 0,54€ e 1,00€ com uma tiragem de 100 000 exemplares cada. O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares, do Atelier Design&etc. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.