CTT apresentam selos sobre o 40º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e Singapura

28 de Maio, 2021

Os CTT apresentam esta sexta-feira, dia 28 de maio, uma emissão filatélica que celebra o quadragésimo aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e Singapura, com dois selos ilustrados por João Machado.

De acordo com Mário Miranda Duarte, Embaixador de Portugal em Singapura e autor da pagela desta emissão, “os estreitos de Singapura vinham já referidos pelo português Fernão Mendes Pinto na sua Peregrinação, publicada postumamente em 1614 e que retrata a génese da presença portuguesa por todo o Sudeste Asiático e Extremo Oriente desde o século XVI, ininterrupta até aos dias de hoje. O estabelecimento de relações diplomáticas, em 1981, com a então jovem República de Singapura, veio assim tão só confirmar o desejo português de continuar e também aprofundar as trocas comerciais e culturais com uma região do mundo, apesar da grande distância geográfica, cada vez mais próxima à medida que se desenvolvem as oportunidades de cooperação bilateral. Hoje, e no ano em que se celebra o 40.º aniversário desse relacionamento, Portugal vê em Singapura uma parceria com os olhos postos no futuro, num mundo em constante mutação onde a inovação, a digitalização e a sustentabilidade se assumem como áreas onde ambos os países podem fundar uma parceria mais significativa.”

Esta emissão filatélica é composta por dois selos para envio internacional até 20g, e uma tiragem de 100 000 exemplares cada. A ilustração dos selos esteve a cargo de João Machado.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.