CTT apresentam emissão filatélica sobre o Nato Tiger Meet 2021

30 de Abril, 2021

Os CTT apresentam, este domingo, dia 2 de maio, uma emissão filatélica sobre o Nato Tiger Meet 2021, um encontro militar internacional que se realiza pela quarta vez em Portugal e que este ano completará a sua 57ª edição, desde o seu início em 1961.

O evento decorrerá na Base Área Nº 11, em Beja, pelas 11h00, este domingo, dia 2 de maio.

Portugal faz parte deste encontro desde 1978, onde se estreou na Bélgica com os seus Fiat G91, tipo de aeronave representada em dois dos selos; depois evoluiu para os aviões Alpha Jet A e F-16 AM, ambos representados também nesta emissão filatélica. Para assinalar o Nato Tiger Meet 2021, que decorre em Beja, esta emissão apresenta as pinturas mais significativas das aeronaves Tiger da Esquadra 301, Jaguares, em sucessivas participações retratando a sua evolução e as experiências artísticas adotadas, incluindo o projeto para o ano corrente.

Este encontro, inicialmente promovido no período de Guerra Fria, surgiu devido à insuficiência do treino operacional no âmbito da Nato, “tornando-se fundamental promover e consolidar a cooperação entre as suas forças aéreas, criar conhecimento mútuo e um relacionamento privilegiado e próximo entre as tripulações de combate, criando um efeito multiplicador na capacidade de resposta combinada”, conforme afirma o autor desta pagela, António Carlos Mimoso e Carvalho, Tenente-general Piloto Aviador e Comandante da Esquadra 301, Jaguares, entre 1985-1988.

De acordo com o autor desta pagela, “este encontro cria oportunidades de treino combinado, partilha de conhecimentos operacionais e, simultaneamente carateriza-se por uma componente social integradora e de convívio ímpares entre tripulantes, mecânicos e outro pessoal de apoio. Como tradição as pinturas das aeronaves das várias nações participantes procuram traduzir o Espírito Tiger subjacente ao evento. O seu significado esbate-se entre uma demonstração da génese guerreira das esquadras de voo predecessoras e a procura de uma representação dos grandes felinos, como símbolo de força, poder e proficiência em combate.”.

Esta emissão filatélica é composta por uma folha especial com seis selos, no valor de 4,55€ cada folha e uma tiragem de 100 000 exemplares. O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares do Atelier Design&etc e as ilustrações de Paulo Alegria.  As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal, Antero de Quental em Ponta Delgada e Loja CTT de Beja.