CTT apoiam programa de aceleração de startups de CleanTech para melhorar sustentabilidade das cidades

16 de Março, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal são parceiros estratégicos e um dos patrocinadores principais do programa de aceleração de startups de CleanTech, o Clean Future, que visa apoiar a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas com vista à melhoria da sustentabilidade das cidades.

Esta é uma das operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa, e que conta também com a Deloitte como Knowledge partner.

As candidaturas desta iniciativa abrem a16 de março e decorrem até 23 de abril, no site oficial do programa, e há 20 mil euros em prémios para os participantes.

O Clean Future visa apoiar a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas com vista à melhoria da sustentabilidade das cidades. Para esse efeito, o programa irá focar-se em três categorias que contam com parceiros com intervenção reconhecida nestas áreas – Construção (Mota-Engil), Mobilidade (EMEL) e Retalho (GS1) –, setores onde se verifica um elevado potencial de impacto no combate às alterações climáticas.

Os participantes do Clean Future terão acesso a um programa constituído por vários módulos que visam acelerar o desenvolvimento dos seus projetos, com a duração de dez semanas. Na última etapa do programa, as startups terão a oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas a um painel de júri, constituído por especialistas reconhecidos e do qual os CTT farão parte, determinando o vencedor de cada uma das categorias, bem como o vencedor global do programa. Serão atribuídos 5 mil euros ao vencedor de cada categoria, recebendo o vencedor global um valor adicional de 5 mil euros.

Durante as dez semanas do programa, as startups selecionadas poderão beneficiar de sessões de mentoria com os parceiros e especialistas das categorias do programa, empreendedores e investidores, bem como, receber apoio à validação do seu projeto no mercado acompanhado por especialistas. Para além da proximidade com os CTT e da comunidade da Startup Lisboa, terão também acesso a uma ampla comunidade unida pelos mesmos valores de sustentabilidade, reforçado pela diversidade de workshops com oradores especialistas em sustentabilidade e negócios.

Os vencedores, terão ainda a possibilidade de ganhar prémios monetários no total de 20 mil euros, tendo, igualmente, a oportunidade de continuar o desenvolvimento dos seus projetos, que poderão ser apoiados pelos diferentes parceiros do Programa.

Para João Bento, CEO dos CTT, “esta parceria enquadra-se na estratégia dos CTT em duas relevantes componentes: a inovação e a sustentabilidade. Por um lado, a participação neste programa vai ao encontro da visão da empresa de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de start-ups, seja através de parcerias estratégicas, como a que agora estabelecemos, seja através do nosso próprio programa de interação com o ecossistema. Esta iniciativa é ainda mais relevante por estar virada para a sustentabilidade, um dos pilares fundamentais dos CTT e uma das áreas onde mais temos apostado e inovado.”

"A inovação tecnológica é um fator essencial para o desenvolvimento sustentável. O programa de aceleração Clean Future, no âmbito do Hub Criativo do Beato Living Lab, vem procurar projetos e soluções sustentáveis que têm como missão fazer face aos desafios ambientais atuais. A Unicorn Factory Lisboa com a Startup Lisboa irá ajudar as startups selecionadas para o Programa a desenvolver e escalar os seus modelos de negócio.”, comenta Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa. 

Esta iniciativa é mais um exemplo de co-inovação nos CTT desenvolvido em parceria com o seu ecossistema de start-ups. Os CTT têm no CTT 1520 StartUProgram o seu programa de relacionamento com empreendedores a quem procura abrir as portas ao ecossistema da empresa, procurando projetos que se enquadrem no seu negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 32 projetos atualmente em curso: 15 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (5 em piloto técnico e 12 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity e a Habit.

O Programa de Aceleração Clean Future é uma das nove operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo co-financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono". Esta iniciativa está focada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para impulsionar a sustentabilidade nas cidades sendo o Hub Criativo do Beato (HCB) o seu espaço de experimentação na cidade de Lisboa, com o propósito de o transformar num smart campus e assim contribuir com boas práticas para a mitigação do impacto das alterações climáticas, e onde se espera que as soluções resultantes demonstrem o seu potencial de replicação nas cidades.