CTT acabam de lançar Inteiro Postal da República para assinalar os 650 anos do Tratado de Tagilde

14 de Junho, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançaram um Inteiro Postal da República para assinalar os 650 anos do Tratado de Tagilde. Com uma tiragem de 3 000 exemplares e um valor facial de I20g, o design da peça esteve a cargo do Atelier B2 Design.

O Tratado de Tagilde foi firmado no dia 10 de julho de 1372 em Tagilde, freguesia do concelho de Vizela e foi um dos mais importantes acordos políticos de Portugal.

O rei D. Fernando I de Portugal assinou o chamado ‘Pacto de Tagilde’ com os delegados de João de Gante, duque de Lencastre. Este acordo constituiu o primeiro fundamento jurídico do futuro tratado de aliança Luso-Britânica, que perdura até aos dias de hoje.

No âmbito das Comemorações dos 650 anos da aliança Luso-Britânica, promovidas pela iniciativa Portugal-UK 650, a cerimónia de lançamento do Inteiro Postal decorreu na quinta-feira, dia 09 de junho, na Câmara Municipal de Vizela, e contou com a presença do Diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, da Presidente da Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo e ainda do Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty.