CoVid-19: Como estamos a proteger os nossos clientes e colaboradores

16 de Março, 2020

[Atualizado a 08 de abril] 

Os CTT estão conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa. No presente momento de crise, os CTT proporcionam às pessoas a possibilidade de ficarem em casa podendo satisfazer os seus pedidos de entrega de bens necessários, e proporcionam às empresas que a sua logística e distribuição se mantenham ativas, fazendo com que a economia continue a funcionar.

No âmbito das iniciativas de mitigação de risco associadas à pandemia CoViD-19 foram implementadas medidas que visam minimizar os impactos na disponibilidade da sua rede de retalho e na distribuição postal, preservando a integridade dos trabalhadores e clientes.

As Lojas CTT implementaram o atendimento à porta fechada, de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e para garantir o distanciamento entre cada cliente. Assim, apenas poderão permanecer na Loja os clientes que estão a ser atendidos. A fila de espera é efetuada à porta da Loja, garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado e que mantenham a distância mínima sugerida e foi reduzido o horário de atendimento, das 9h00 às 13h30.

A exceção são as lojas em espaço comerciais e aeroportos, onde se que aplica o horário do próprio espaço onde estão inseridos.  

Os CTT informam também que estarão encerradas a loja do Aeroporto das Lajes, na Terceira, do El Corte Inglès, em Lisboa, da Loja do Cidadão de Lisboa e da Loja do Cidadão de Odivelas, devido ao encerramento desses espaços.

Os colaboradores dos CTT poderão usar máscara, luvas e gel desinfetante no atendimento aos clientes. Será também colocada uma fita colorida sinalizadora no chão por forma a manter a distância de segurança entre o colaborador e o cliente e um acrílico protetor entre Atendedor e Cliente.

No que diz respeito ao pagamento do subsídio de mobilidade nas Regiões Autónomas, no seguimento da decisão do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira e o Governo Regional da Região Autónoma dos Açores de determinar a obrigatoriedade de quarentena aos passageiros que desembarquem nos aeroportos das regiões, e para que as pessoas possam cumprir a quarentena, foi definido pelos CTT, como medida de mitigação e de ajudar ao cumprimento da referida quarentena, que o reembolso só poderá ser efetuado 15 dias após a realização da viagem.

Relativamente aos Pontos CTT (Postos de Correio), os CTT informam que poderão existir alterações nos horários de funcionamento ou o encerramento dos mesmos, por decisão dos parceiros dos CTT na prestação deste serviço.

No âmbito das Operações, tendo em vista a segurança dos Clientes e dos cerca de cinco mil carteiros dos CTT, a assinatura nos terminais dos carteiros durante o processo de entrega de produtos de Correio, Expresso e Carga será suspenso. Esta medida será aplicada a todos os serviços exceto nas citações ou notificações via postal, estando ainda em análise cenários de ajustamento da atividade tendo em conta a eventual ausência de colaboradores que pertencem a grupos de risco de saúde.

Os carteiros dos CTT adotaram procedimentos específicos no exercício das suas funções durante os giros, na interação com a população e no manuseamento de objetos, para reduzir o risco de contágio.

Nos maiores Edifícios da empresa e onde constam os principais Centros Operacionais, os CTT implementaram a medição diária da temperatura corporal.

São disponibilizadas luvas, máscaras de proteção, viseiras, líquido e gel desinfetante aos trabalhadores, tendo sido também reforçada a frequência de limpeza de todos os locais de trabalho.

Foram ajustados os horários dos turnos, evitando sobreposições e acomodando situações de ausência de colaboradores de risco, como medida cautelar de proteção. Está também a ser implementada uma rotação mínima de referência de 14 dias de calendário para os serviços que têm de permanecer nas instalações da Empresa.

A Empresa decidiu também promover a implementação do trabalho à distância em todos os serviços em que tal se revele possível, tendo em conta condições de infraestrutura e a especificidade das funções desempenhadas, designadamente, nos serviços de apoio, de modo a contribuir para a mitigação do risco ou mesmo a interrupção da cadeia de contágio.

Os CTT informam também que a Linha de Apoio a Colaboradores e Chefias CTT, com atendimento 7 dias por semana, com horário alargado. Está também condicionado o acesso de pessoas externas ao serviço aos principais edifícios operacionais dos CTT.

Os CTT estão muito focados na atual problemática CoViD-19 e acompanham em permanência todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e a evolução dos factos, de modo a adaptar os procedimentos internos de minimização de eventuais contágios, sempre que se justifique.

Os CTT, mantendo a prestação de um serviço de qualidade e a proximidade às populações, apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança dos clientes, mas também dos colaboradores dos CTT.

A Empresa agradece a todos os colaboradores e em particular aos Carteiros e Atendedores, que todos os dias continuam a desempenhar as suas funções com entrega e profissionalismo, para assegurar que nada falte aos clientes e às empresas, permitindo que os Portugueses fiquem em casa, em segurança, como recomendam as Autoridades de Saúde.

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