Centro do País e Grande Lisboa em nova emissão filatélica dos CTT

24 de Abril, 2019

Foto da notícia

Os CTT apresentam no próximo dia 29 de abril uma emissão filatélica de cinco selos autoadesivos das emissões do Continente, alusivas à Grande Lisboa e Centro do país, lançadas entre 2014 e 2016. Nesta emissão os CTT dão destaque à Sé Catedral de Setúbal, ao Palácio Nacional de Queluz, ao Santuário de Fátima, à calçada portuguesa, e à cidade de Lisboa.

Em torno da Sé Catedral de Setúbal (Santa Maria da Graça), reconstruída no século XVI, desenvolveu-se o mais importante bairro medieval da cidade, bem como o seu centro religioso e político-administrativo. A Sé Catedral destaca-se pela imponente fachada e pelos retábulos em talha dourada, que datam dos séculos XVII e XVIII, no seu interior, bem como os frescos setecentistas das colunas toscanas que sustentam as naves e ainda os azulejos rococós, da segunda metade do séc. XVIII.

O Palácio Nacional de Queluz e os seus magníficos jardins são um exemplo da excecional ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Estes são jardins de evidente inspiração francesa, onde se destacam os conjuntos escultóricos inspirados na mitologia clássica e alegórica, as cascatas e tanques de água, as gaiolas com pássaros exóticos e os azulejos policromáticos.

O Santuário de Fátima localiza-se no lugar da Cova da Iria, em Fátima. Local de peregrinação cristã e devoção católica, mantém a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, especialmente as aparições de Nossa Senhora, em 1917, aos três pastorinhos: Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto. A sua grandeza e importância do ponto de vista religioso é há muito reconhecida, nacional e internacionalmente. A construção deste Santuário Mariano começou em 1919, com a Capelinha das Aparições. Ao longo dos anos o santuário foi alargado, tendo hoje duas basílicas.

A calçada portuguesa nasceu, em Lisboa a meio do século XIX. O primeiro grande espaço pavimentado foi a Praça D. Pedro IV (Rossio). O desenho desta calçada lembrava as ondas do mar por isso ficou designado de Mar Largo. A calçada portuguesa pode apresentar elementos geométricos, figurativos ou específicos, de acordo com os locais e os gostos do momento em que foi colocada.

Por fim, Lisboa, a cidade das sete colinas e que nos deslumbra com as extraordinárias paisagens. O parque Eduardo VII, no selo desta emissão, sobe uma das colinas oferecendo uma das mais belas vistas da cidade. De cima para baixo pode admirar-se a dimensão de um jardim verde assim como toda a vastidão do Marquês do Pombal e da Avenida da Liberdade, sem perder de vista o rio Tejo.

Esta emissão filatélica é composta por 30 selos autoadesivos, das emissões do Continente, alusivas à Grande Lisboa e Centro do país, lançadas entre 2014 e 2016, para envio extra europa, até 20 gramas. Cada selo tem uma tiragem de 30 000 exemplares. O design dos selos esteve a cargo de Túlio Coelho do Atelier Design&etc. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.