Banco CTT conclui compra da 321 Crédito

2 de Maio, 2019

O Banco CTT concluiu esta quinta-feira, 2 de maio, a aquisição da totalidade do capital social da 321 Crédito, empresa de concessão de crédito de automóveis usados por particulares.

A aquisição foi concretizada por um preço inicial de 100 milhões de euros, liquidado nesta data. O preço está ainda sujeito a um mecanismo de ajustamento de preço com vista a refletir a variação do capital regulatório até 31 de março de 2019, cujo valor se espera vir a ser coerente com o guidance já comunicado ao mercado e que será liquidado durante o segundo trimestre de 2019.

Para Luís Pereira Coutinho, CEO do Banco CTT, “a concretização desta aquisição permitirá ao Banco CTT entrar numa nova fase, alargando a oferta de produtos e serviços aos seus clientes. A integração da 321 Crédito vai contribuir positivamente para que os objetivos definidos pelo Banco CTT sejam alcançados e constitui um importante passo na nossa estratégia de desenvolvimento”.

Para Luís Monteiro d’Aguiar, CEO da 321 Crédito, “é com muita satisfação que passamos a fazer parte do Banco CTT, uma entidade de grande credibilidade e com forte potencial de crescimento, o que muito nos orgulha. Iniciamos assim um novo capítulo na vida da 321 Crédito, que vem reforçar o otimismo com que encaramos as oportunidades de desenvolvimento da nossa atividade.”

A 321 Crédito, instituição de crédito ao consumo especializada no crédito a particulares para a compra de automóveis usados através de uma rede de cerca de 1.200 pontos de venda, evidenciou um forte crescimento em 2018, tendo concedido crédito no valor 177 milhões de euros (+33% face a 2017) representando uma quota de mercado de cerca de 10% no seu segmento e terminando o ano com uma carteira de crédito líquida de 360 milhões de euros. O produto bancário atingiu os 21,4 milhões de euros (+31% face a 2017) e resultado líquido 8,1 milhões de euros (+3% face a 2017).

A aquisição da 321 Crédito enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do Banco CTT, introduzindo uma nova linha de negócio, gerando sinergias de funding e otimizando o balanço consolidado do Banco CTT, através do aumento significativo da carteira de crédito e do rácio de transformação de cerca de 30% para mais de 70%.

No final do primeiro trimestre de 2019, o Banco CTT tinha mais de 400 mil clientes e os recursos de clientes ultrapassavam já os mil milhões de euros. A carteira de crédito à habitação atingiu os 279,1 milhões de euros e a produção de crédito ao consumo chegou aos 9,7 milhões de euros.

O Banco CTT também tem vindo a ser reconhecido nas várias dimensões onde opera: é o líder na satisfação do cliente de acordo com os resultados do ECSI, e foi ainda galardoado com o prémio de melhor oferta em Crédito à Habitação (Prémio 5 estrelas) e com o selo de Escolha Acertada atribuído pela DECO Proteste (contas depósito à ordem).