As personalidades de renome nacional que vão integrar o júri da 1.ª edição dos CTT E-Commerce Awards

12 de Outubro, 2021

Os CTT – Correios de Portugal têm o prazer de anunciar os nomes dos membros o júri da 1.ª edição dos CTT E-Commerce Awards, composto por personalidades de renome nacional das mais diversas áreas de negócio.

Eis os nomes que fazem parte deste júri e respetivo resumo das experiências profissionais:

O júri será presidido por Carlos Oliveira, Co-fundador e Presidente Executivo da Fundação José Neves. Com um percurso ligado à Economia, à Inovação e ao Empreendedorismo, ocupou o cargo de secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional. Foi também conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), entre 2016 e 2021, sendo o único representante português. Criou aos 22 anos a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008. É um empreendedor em série, tendo co-fundado e investido em diversas start-ups como a Automaise, iMobileMagic, Asap54, PeekMed, Cardmobili, entre outras. Foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, como Oficial da Ordem do Mérito.

  • Vanda Jesus é Diretora Executiva da Portugal Digital, começou a sua carreira em consultoria e trabalhou em entidades públicas, associações, tecnológicas e start-ups, tendo exercido funções nas áreas de marketing, vendas e transformação digital. É membro do Conselho Estratégico da COTEC, do Conselho Consultivo da APDC e do DNS.pt e integra o Conselho Editorial da revista Human Resources. É licenciada em Gestão pelo ISCTE e tem uma pós-graduação em E-Business pela ISEG/IDEFE. Ao longo dos seus 20 anos de carreira profissional foi Diretora de Projeto na UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, onde foi responsável pelo Programa Nacional de Compras Públicas Eletrónicas e foi também Diretora de Feiras e de Iniciativas de Terceiros na FIL. Adicionalmente, foi Diretora Executiva da APDC, onde coordenou o lançamento de várias plataformas digitais. Passou também pela startup Viatecla onde foi Chief Business Development Officer. Fez parte do Conselho Executivo do projeto MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa. Foi ainda Diretora de Marketing e Comunicação da Microsoft Portugal e foi responsável pelo lançamento da iniciativa Building the Future – Ativar Portugal.

  • Pedro Rocha Vieira é atualmente CEO e Co-Founder da Beta-i e membro do Conselho Estratégico para a Digitalização da CIP. Anteriormente foi Managing Partner e co-fundador da LC Ventures, Co-fundador e Board Member e da Singularity University Portugal, Co-fundador e Board Member da (RE)SET - Circular Economy, Co-fundador e Board Member da Humaniaks, Founding Member da European Startup Network, Founding Member da Allied For Startups, Board Member da Entrepreneurs' Organization Portugal, Board Member APDC, Board Member APBA, Diretor e Co-fundador Seedcamp Portugal e Director e Co-fundador Founders Institute Portugal. Pedro Rocha Vieira foi ainda Co-fundador e Co-Director do Programa de Inovação Social na TESE, Consultor de Inovação e estratégia na Quotidian e Stone Soup, Director da Design Response na experimenta design, Director Projecto Chapitô-Rio – Chapitô e Analista Financeiro e Analista financeiro de Project Finance no Banco BPI.

  • João Dias é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e mestre em Economic History pela London School of Economics (LSE). Tem também a licenciatura e mestrado em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Desde abril de 2017 é vogal do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.  Entre março de 2014 e abril de 2017 foi vogal do Conselho de Administração da EMEL, tendo sido responsável pela transformação digital daquela empresa. Anteriormente foi Vogal do Conselho de Administração da Prio Energy e CEO da Prio. Entre 2005 e 2011 foi adjunto do primeiro-ministro de Portugal e a partir de 2009 acumulou a função de Coordenador Nacional do Gabinete para a Mobilidade Elétrica em Portugal. Iniciou a carreira profissional como técnico superior no Departamento de Prospetiva e Planeamento (DPP) do Ministério das Finanças de Portugal.

  • João Ribeiro tem um percurso de três décadas nas tecnologias de informação, combinadas com duas décadas de empreendedorismo. Este trajeto foi iniciado no LNEC, de onde passou depois para a Universidade Nova de Lisboa, onde iniciou a sua carreira académica como Professor Auxiliar, depois do Doutoramento em Análise de Sistemas na Universidade de Lancaster, UK. Durante este período, lecionou na University of London (Wye College), na Universidade de Parma e na Universidade Católica Portuguesa. Em 1996 optou pela carreira empresarial como sócio fundador da Chiron, como resposta a um projecto para a NASA Kennedy Space Center. Em 2000, foi sócio fundador da e-Chiron, criada para ser o primeiro ASP (Application Service Provider) em Portugal. Em 2015 regressou à Católica-Lisbon como Professor Convidado e Head of Digital Transformation da Católica Lisbon, leccionando na licenciatura, nos mestrados internacionais, no MBA e formação de executivos, sendo coordenador dos Programas Digital Transformation, Digital Acceleration, RPA, Design Thinking e RGPD.

  • Miguel Fontes nasceu a 26 de março de 1971 e é natural de Lisboa. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE (1994) e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2003). A sua atividade profissional iniciou-se em 1994 como investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. De outubro de 95 a novembro de 97 foi adjunto do Gabinete do primeiro-ministro, com funções no âmbito da Assessoria Social. Entre novembro de 1997 e abril de 2002 integrou o XIII e o XIV Governos Constitucionais como Secretário de Estado da Juventude, tendo sido nessa qualidade Vice-Presidente e Presidente da Organização Ibero-Americana da Juventude (organismo intergovernamental de cooperação em políticas públicas de juventude) e ainda Secretário Geral da I.ª Conferência Mundial de Ministros da Juventude realizada sobre a égide das Nações Unidas. Desde 2002 até ao presente a sua atividade profissional tem sido desenvolvida como gestor e administrador de diversas empresas, tanto no setor privado como no setor empresarial do estado.  É desde janeiro de 2016 o Diretor Executivo da Startup Lisboa.

  • Sofia Santos é economista especializada em financiamento verde, climático e sustentável com 23 anos de experiência profissional. É fundadora e Sustainability Champion in Chief da Systemic, onde tem desenvolvido projetos na área da sustentabilidade para diversas empresas e instituições como o Crédito Agrícola, Embaixada Britânica em Lisboa, Companhia das Lezírias, CEiiA, entre outras. É também consultora do Green Climate Fund das Nações Unidas para África. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral das Águas de Portugal, e membro do Comité de Investimento do Fundo para a Inovação Social. A nível académico é cocoordenadora do curso para executivos do ISEG em Sustainable Finance, professora associada do ISEG e responsável pela implementação dos temas da Sustentabilidade nesta Escola. Iniciou a sua carreira profissional no Merryl Lynch em Londres em 1997 no Research Department. Regressou a Portugal em 2000, tendo trabalhado em ONG’s, agências de notícias, INE e CELPA. Desde 2004 até ao presente tem-se dedicado, na maioria do tempo, a projetos de consultoria na área da sustentabilidade. Por vezes o percurso de consultora foi interrompido para trabalhar em locais específicos. Assim, de 2016 a 2018 foi Secretária-Geral do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. De novembro de 2018 a setembro de 2019 foi técnica especialista no Gabinete do Ministro do Ambiente e da Transição Energética para os temas do financiamento sustentável e financiamento verde/climático, nomeadamente, tendo sido coordenadora do Grupo de Trabalho para o Financiamento Sustentável coordenado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética em parceria com o Ministério da Economia e o Ministério das Finanças. Publicou seis livros sobre economia verde e circular, gestão sustentável e finanças sustentáveis. Tirou a licenciatura em Economia pelo ISEG, Portugal (1997); um mestrado em economia pela London University (1999); e doutorado pela Middlesex University, na Inglaterra (2012), sobre como podem os bancos contribuir para o desenvolvimento sustentável.?

  • Carolina Afonso é atualmente diretora de marketing e digital do Gato Preto e professora no ISEG. Tem mais de 15 anos de experiência em marketing e tecnologia, tendo sido previamente diretora de marketing da ASUS e da Konica Minolta. É professora convidada de Gestão e Estratégia no ISEG, co-cordenadora da Pós-Graduação em Marketing Digital, da Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade e de outros cursos executivos do ISEG Executive Education, entre os quais o de eCommerce Managament. É doutorada em Marketing pela Universidade Complutense de Madrid. Integra a direção da APPM (Assoc. Nacional de Profissionais de Marketing e é co-founder Green Purpose. É autora e co-autora de vários livros publicados na área de marketing e sustentabilidade, sendo o mais recente “Ser Digital” (Leya).

As inscrições para os CTT E-Commerce Awards 2021 já estão abertas e vão prolongar-se até ao próximo dia 1 de novembro. Poderão concorrer todas as empresas (pessoas coletivas) e empresários em nome individual, com sede fiscal em Portugal.

O objetivo do concurso CTT E-Commerce Awards é valorizar e promover as melhores práticas do comércio eletrónico e/ou ferramentas – por exemplo marketing digital, logística, pagamentos - e modelos de negócio digitais que lhe estão subjacentes, com valor para as pessoas e para a comunidade, em Portugal.

As inscrições nos CTT E-Commerce Awards são submetidas online, no formulário de candidatura que está disponível no site www.ctt.pt. Após o encerramento das candidaturas, os CTT notificarão os finalistas da nomeação para a respetiva categoria.