59% dos produtos de correio, Expresso e encomendas dos CTT já incorporam materiais reciclados

29 de Maio, 2023

Os CTT – Correios de Portugal têm vindo a reforçar os seus esforços de integração de materiais reciclados na sua oferta sendo que, atualmente, 59% dos produtos de correio, expresso e encomendas, em Portugal, já incorporam materiais reciclados ou reutilizados.

De acordo com João Bento, CEO dos CTT, “pretendemos promover o consumo responsável e a consciencialização da sociedade através do uso exclusivo de embalagens recicláveis e que incorporem material reciclado ou reutilizado, até 2030. É uma das metas que queremos atingir, dentro dos objetivos de sustentabilidade a que nos propusemos e para os quais trabalhamos diariamente com o empenho e dedicação que o tema merece”.

É notória a crescente pressão feita por parte dos clientes e financiadores no que toca às questões da sustentabilidade, seja ao nível da oferta, seja ao nível das políticas e práticas de governo. Nos CTT, orgulhamo-nos de envolver os nossos colaboradores e a comunidade neste tema urgente e de enorme importância, com vista à satisfação final dos nossos clientes.

Destacamos a Embalagem ECO Reutilizável, destinada a clientes de e-commerce, que tem uma capacidade de resistência prevista até 50 envios e permite, assim, reduzir o desperdício associado a soluções de embalamento de utilização única, diminuir a pegada carbónica associada à sua produção e promover uma economia mais circular através da reutilização. De notar que, para o sucesso deste tipo de soluções, é crucial o envolvimento de todos, para que as embalagens sejam devolvidas num dos vários recetáculos de Correio Verde, ou nos marcos de correio espalhados pelo distrito de Lisboa, ou diretamente ao carteiro ou distribuidor. Cada pessoa que devolva uma embalagem está a contribuir para este ciclo sustentável.

Na mesma linha, passámos a disponibilizar nalgumas lojas farripas de papel para serem usadas no enchimento de embalagens na zona de Preparação de Envios. Tais farripas são 100% recicladas e produzidas a partir de papel usado no nosso maior centro de produção e logística em Lisboa.

A par da nossa oferta de produtos físicos e digitais de proximidade, promovemos também a consciencialização e mudança de hábitos através de iniciativas de comunicação para os nossos cerca de 12 mil colaboradores e também de iniciativas de cidadania participativa direcionadas à comunidade geral. Como casos práticos, podemos mencionar a iniciativa, em parceria com a To-Be-Green, de transformação de máscaras descartáveis de proteção contra a Covid-19 em novos produtos; atualmente, além das máscaras usadas, os CTT estão também a processar outros resíduos de plástico (polipropileno) gerados em quantidade nas áreas operacionais, incorporando o polímero resultante na produção de tabuleiros utilizados nas operações de tratamento de objetos de correio, expresso e encomendas.

Por fim, não podemos endereçar o tema da transição energética, nem de descarbonização, sem mencionar que os CTT contam com a maior frota elétrica do País, com mais de 600 veículos totalmente livres de emissões poluentes locais. A par das metas, é importante realçar que contribuímos ativamente para melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos em que temos instalados os primeiros cinco Centros de Entrega 100% elétricos: Arroios, Junqueira, Cascais, Porto Santo e Graciosa – ambicionando expandir a outros centros.