Triplo investimento em startups promissoras

19 de Abril, 2024

O 1520 Innovation Fund (antigo Fundo Techtree) lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, participou na ronda de financiamento de 3 startups promissoras: Neuralshift, Ubirider e Gofact.

A Neuralshift é uma start-up que desenvolve soluções de software empresariais com recurso a algoritmos de inteligência artificial. Esta é uma aposta no contexto de uma dinâmica de aceleração de investimentos em áreas que são de alta prioridade na Agenda de inovação dos CTT, como é o caso da Inteligência Artificial. Acresce ainda que é uma startup que, tendo nascido em contexto académico, foi acompanhada desde uma fase muito inicial da sua existência, devido à proximidade dos CTT com a comunidade científica nas Universidades.

Ubirider é uma start-up portuguesa, responsável pelo desenvolvimento da uma plataforma de “mobility as a service” (MaaS), a Ubirider Platform, que permite aos operadores de transportes e de mobilidade gerirem digitalmente todos os aspetos do seu negócio, com informação em tempo real. A plataforma inclui também uma aplicação móvel, Pick, que permite aos viajantes planear viagens multimodais, pagar as tarifas associadas e, quando em viagem, contarem com apoio baseado em informação contextual, também em tempo real.

Esta é uma aposta que assume o negócio de pagamentos, nomeadamente de bilhética, como de uma relevância grande para os CTT, nomeadamente para a empresa de Pagamentos do grupo, a Payshop. Paralelamente participa de um esforço para uma utilização mais eficaz dos transportes públicos, contribuindo assim também para a sustentabilidade ambiental, que é uma das nossas prioridades estratégicas dos CTT

A GoFact é uma start-up que desenvolve soluções integradas de gestão para empresas e particulares, que proporcionam maior eficiência e democratização dos processos de gestão financeira e documental.

Esta é uma aposta que assenta numa dinâmica de aceleração de investimentos com forte componente de I&D, neste caso aplicada ao desenvolvimento de tecnologia com vista à simplificação de processos de gestão documental, faturação online e de gestão bancária com suporte a inteligência artificial. Este investimento está em linha com a convicção dos CTT, de que as empresas procuram cada vez mais soluções integradas que simplifiquem a sua gestão no dia-a-dia.

A operacionalização e acompanhamento destas startups será, como habitualmente, feito através do programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram.