Compras online feitas fora da UE
Regras para a importação
Novos preços a partir de 1 de agosto 2024
Faça o desalfandegamento da sua encomenda exclusivamente através do Portal de Desalfandegamento.
Faça login ou registe-se para iniciar ou continuar o processo de desalfandegamento.
Encontre o número na notificação de desalfandegamento que lhe enviámos por email, carta ou SMS.
Verifique e, caso seja necessário, faça upload dos documentos que lhe forem pedidos no portal.
Diretamente no portal, pague os encargos aduaneiros para desalfandegar o seu objeto.
Após o pagamento dos encargos iremos enviar-lhe a sua encomenda.
A qualquer momento, pode saber o estado do desalfandegamento.
Sempre que o estado mudar, recebe um alerta por email ou SMS
As regras europeias foram aplicadas a 1 de julho de 2021:
Assim que receber um aviso de desalfandegamento por sms, carta ou por email, faça o seguinte:
Caso já tenha completado em antecipação o processo no portal de desalfandegamento, assim que a encomenda chegar a Portugal, a mesma será desalfandegada de imediato e enviada para a morada de destino, logo que tenha autorização de saída da Alfândega.
A qualquer altura, pode acompanhar o estado do processo. Sempre que o estado mudar ou forem precisas mais informações da sua parte, poderá receber um alerta por email ou SMS.
Após a receção do objeto pelos serviços aduaneiros em Portugal, tem 20 dias para dar início ao desalfandegamento do objeto. No entanto, não garantimos que o processo de desalfandegamento esteja concluído num prazo de 20 dias.
Depende do valor do bem que adquiriu.
Os documentos que irá necessitar ser-lhe-ão solicitados durante o processo de desalfandegamento online. Ao iniciar o processo no portal de desalfandegamento vai encontrar toda a informação em falta no terceiro passo “Documentos” de acordo com o tipo de importação que estiver a efetuar.
Caso esteja a realizar o desalfandegamento de uma “transação comercial”, poderá precisar dos seguintes documentos:
A solicitação destes documentos pode surgir pela ausência dos mesmos ou nos casos em que tenha alterado/completado a informação dos campos anteriormente solicitados (e.g., valor; data; moeda; código pautal; designação da mercadoria).
Na presença de objetos de natureza “não comercial”, deverá preencher a informação no próprio portal de desalfandegamento que será posteriormente convertida numa declaração de valor.
Sim, pode simular uma estimativa dos custos. Basta que no passo “Informações Detalhadas” nos dê algumas informações sobre a sua encomenda.
Os métodos de pagamento disponíveis são:
Se escolheu o método de pagamento por Multibanco ou Payshop, já não pode alterar a sua escolha.
Se escolheu MB Way e o pagamento não foi concluído com sucesso, este pode levar até 48 horas para expirar. Depois disso, é possível selecionar outro método para pagamento. Após esse prazo, se não conseguiu efetuar o pagamento e o portal não permitir alterar o método, entre em contacto connosco.
Se não tiver Número de Identificação Fiscal Português (NIF) nem conta bancária em Portugal, terá de entrar em contacto connosco para poder efetuar o pagamento das taxas aduaneiras.
Os CTT não enviam emails ou sms com dados para pagamento, no âmbito do desalfandegamento de um objeto, a não ser que o cliente escolha o método de pagamento por Multibanco ou Payshop no Portal de Desalfandegamento dos CTT. Adicionalmente, a entidade CTT para pagamento por Multibanco é sempre 12368.
Se recebeu um email/sms para pagar custos de desalfandegamento que não decorre de um processo feito por si, poderá ter recebido um esquema de phishing e deverá apagar o e-mail/SMS sem fazer qualquer pagamento. Saiba mais sobres os esquemas de phishing e como proceder.
Se efetuou o desalfandegamento de uma encomenda e selecionou o pagamento por Multibanco ou Payshop, poderá validar se as referências recebidas foram mesmo enviadas pelos CTT, acedendo ao processo no Portal de Desalfandegamento dos CTT, no separador "Desalfandegar".
Carregue no ícone que parece um olho aberto na linha relativa ao seu envio. As referências estão indicadas no final do resumo do processo em "Pagamento".
Sempre que o estado mudar, recebe um alerta por email. No entanto, a qualquer altura, pode entrar no portal de desalfandegamento e consultar o estado do processo.
Os estados de desalfandegamento indicam a evolução do seu processo no momento em que o consulta.