22/09/2023 - Canadá
O operador Canada Post informa que devido a incêndios florestais de elevada envergadura foi declarado estado de emergência no território da Columbia Britânica.
Tal facto impactará a distribuição postal com incidência nos seguintes códigos postais: V0E, V0H, V0K, V0N, V0X, V1P, V1S, V1V, V1W, V1X, V1Y, V1Z, V2B, V2C, V2E, V2H, V4T, V4V, X0B, X0E, X1A.
22/09/2023 - Hong Kong
O operador Hongkong Post informa que fortes chuvadas e inundações estão a impactar toda a distribuição postal, com especial incidência nos códigos postais: GPO/DO, EDO, CHW/HUB e GPO/SPT.
01/09/2023 - Macau
O operador Macao Post informa que foi lançado alerta de Tufão para 1 de setembro de 2023 às 14:00, pelo que, todos os serviços postais serão suspensos a partir desta hora.
Mais para mais informações consulte aqui.
11/08/2023 - Eslovénia
O operador Posta Slovenije informa que devido a fortes chuvas e inundações várias zonas do país, especialmente no norte e nordeste, encontram-se em estado de emergência.
Alguns locais estão inacessíveis e muitas estradas intransitáveis. Algumas estações de correio foram encerradas.
A entrega de encomendas postais está a ser suspensa ou adaptada às condições das zonas inundadas.
28/07/2023 - Nova Zelândia (atualização do alerta de 24/03/2023)
O operador NZ Post informa que as operações postais voltaram à normalidade na região de Hawke's Bay.
Embora haja encerramentos de estradas nalguns locais de entrega rurais na região de Tair?whiti/Gisborne, a rede de correio e de serviços de estafetas está a funcionar e totalmente operacional na região, com um a dois dias de atraso nas zonas rurais afetadas. Para mais informações, consultar NZPost.
28/07/2023 - Canadá
O operador Canada Post informa que devido a forte precipitação registaram-se grandes inundações. A gravidade da situação obrigou as autoridades a declarar o estado de emergência na Nova Escócia.
Esta situação está a afetar o processamento e a entrega de todos os envios postais (cartas, encomendas e correio expresso) em toda a província da Nova Escócia.
28/07/2023 - Sudão
O operador Sudanese Postal Services Company (Sudapost) informa que devido ao conflito em curso no Sudão, a Sudapost suspendeu todos os serviços postais com os outros Países-membros da União com efeito a partir de 15 de abril de 2023.
28/07/2023 - Itália (atualização do alerta de 21/07/2023)
O operador Poste Italiane informa que, decorrente do incêndio ocorrido no aeroporto de Catania-Fontanarossa, as seguintes áreas/códigos postais da região da Sicília estão ainda afetadas:
- Agrigento: 92xxx
- Caltanissetta: 93xxx
- Catania: 95xxx
- Enna: 94xxx
- Messina: 98xxx
- Palermo: 90xxx
- Ragusa: 97xxx
- Syracuse: 96xxx
- Trapani: 91xxx
Este operador informa ainda que as más condições climatéricas no aeroporto de Malpensa (MXP), em Milão, causaram graves danos nas instalações. Devido às condições meteorológicas adversas e ao consequente mau funcionamento das infraestruturas aeroportuárias, foram afetadas as atividades relacionadas com correio aéreo. Não há previsão de data para regularização.
21/07/2023 - China (situação normalizada a 11/08/2023)
O operador postal Hongkong Post informa que devido a ciclone ocorrido a 17 de julho verificam-se atrasos nas operações postais.
21/07/2023 - Itália
O operador postal Poste Italiane informa que devido a incêndio ocorrido no aeroporto Catania-Fontanarossa o aeroporto foi encerrado dias 16 e 17 de julho. Previstos atrasos no trânsito postal com destino à Sicília.
10/07/2023 - Itália
O operador postal Poste Italiane informa que os maiores sindicatos do setor declararam uma greve de 8 horas, com início às 10h00 (GMT+2) no próximo dia 10 de julho, para o pessoal de terra e outros apoios administrativos, nos aeroportos de Linate e Malpensa em Milão. Serão tomadas medidas para minimizar os efeitos da greve, contudo são esperadas perturbações no tráfego internacional de chegada e de partida.
A informação sobre todos os pré-avisos de greve em Itália, encontra-se disponível aqui.
28/06/2023 - Colômbia
O operador postal da Colômbia tem registado atrasos recorrentes na receção internacional de correspondências. Alerta-se que os tempos de trânsito dos envios internacionais de correspondências para este país de destino estão com uma demora de cerca de 2 meses.
23/06/2023 - Itália
O operador postal Poste Italiane informa que, devido a greve dos serviços aeroportuários que decorreu na presente semana e inundações nas regiões Emilia Romagna e Marche, são expectáveis atrasos nas operações postais nomeadamente na distribuição de correio e encomendas.
Códigos postais de região Emilia Romagna cujos serviços postais ainda não se encontram regularizados: 47010, 47012, 47014, 47018, 47121, 47122, 48013 and 48018.
Consulte as atualizações aqui.
02/06/2023 - Filipinas
O operador postal, PHLPost, informa que um incêndio devastou a Estação Central de Correios de Manila.
O serviço de permuta - incluindo o departamento de permuta de correio aéreo (PHMNLA), o departamento de permuta de correio de superfície (PHMNLF) e o departamento de permuta de correio expresso (PHMNLB) - não foram afetados e encontram-se operacionais. No entanto, são de esperar atrasos em todos os objetos postais enviados para entrega em Manila.
26/05/2023 - República Democrática do Congo
O operador postal Société Congolaise des Postes et Télécommunications (SCPT), informa que devido a fortes inundações que provocaram elevados danos humanos e materiais estão a verificar-se atrasos na distribuição postal.
26/05/2023 - Itália
O operador postal Poste Italiane, informa que devido a fortes inundações ocorridas a 17 maio, estão a verificar-se atrasos na distribuição postal.
Atualizações sobre este evento poderão ser consultadas aqui.
26/05/2023 - Reino Unido
O operador postal Royal Mail, informa que devido a cyber ataque, a distribuição postal continua a sofrer atrasos, dado que o Centro de Distribuição Mundial de Heathrow (HWDC) não está totalmente operacional.
Para obter informações mais recentes sobre este incidente consulte aqui.
28/04/2023 - Noruega (situação normalizada a 05/05/2023)
O operador postal Posten Norge AS, informa que devido a greve nacional que teve início na segunda-feira, 17 de abril é expectável atrasos na distribuição postal.
28/04/2023 - Itália
O operador postal Poste Italiane, informa que devido a greve dos serviços aeroportuários de 24H no dia 21 abril é expectável atrasos na distribuição postal de correio internacional.
28/04/2023 - Israel (atualização do alerta de 13/04/2023 - situação normalizada a 05/05/2023)
O operador postal Israel Postal Company, informa que na sequência do cyber ataque, reportado no alerta de 13 de abril, estão a ser retomadas as operações postais da seguinte forma:
- Objetos de correspondência com valor inferior a 75 USD e que não necessitem de autorização governamental de importação: 10 de abril
- Objetos de correspondência com valor superior a 75 USD e/ou que necessitam de autorização de importação para os quais foi recebida mensagem e pré-aviso: 13 de abril
- Encomendas: 16 de abril de 2023 (independentemente do valor do conteúdo)
Os envios por carta de entrada superiores a 75 USD e/ou que requerem autorização de importação para os quais não foi recebido mensagem eletrónica de pré-aviso ainda não podem ser processados.
Depois de os envios terem sido triados e libertados da alfândega, o processo de tratamento e entrega subsequente é retomado normalmente.
A aceitação e a recolha de todo o correio de saída foram retomadas a 16 de abril. No entanto, apenas os envios inferiores a 250 USD e que não necessitem de autorização de exportação, em todos os serviços (correspondência e encomendas postais), podem ser desalfandegados e expedidos.
Os envios de saída superiores a 250 USD e/ou que requerem autorização de exportação estão retidos, de acordo com as instruções da autoridade aduaneira israelita, uma vez que ainda não foram transmitidos quaisquer dados à alfândega relativamente a estes envios.
13/04/2023 - Israel
O operador postal Israel Post, informa que foi alvo de cyber ataque a 4 de abril e por razões de segurança, no dia seguinte, todas as comunicações foram encerradas, pelo que é expectável atrasos nas operações postais.
13/04/2023 - Chipre
O operador postal Cyprus Post, informa que as inundações ocorridas no dia 10 de abril causaram impactos na atividade postal, pelo que poderão ocorrer atrasos na entrega de correio.
10/04/2023 - Canadá
O operador postal, Canada Post, informa que, devido a tempestade de neve ocorrida a 5 e 6 de abril, ocorreram cortes de energia provocando diversos constrangimentos nomeadamente nos aeroportos. São expectáveis atrasos nas operações de entrega de correio.
06/04/2023 - Perú (Situação normalizada - atualização do alerta de 03/02/2023)
O operador Servicios Postales del Perú S.A. (SERPOST), informa que terminaram as manifestações que decorriam desde dezembro. Espera-se que a distribuição de correio regresse à normalidade.
31/03/2023 - Israel
O operador postal Israel Postal Company informa que foi decretada greve dos trabalhadores postais para o dia 27 de março.
24/03/2023 - Nova Zelândia (atualização do alerta de 10/03/2023)
O operador NZ Post, informa que os estados de emergência em resposta a ciclone foram levantados a 14 de março, tanto para a Baía de Hawke como para as regiões de Tair?whiti/Gisborne.
No entanto, ainda se registam alguns constrangimentos rodoviários para estas regiões, pelo que é expectável atraso de 1 dia na entrega de correio.
17/03/2023 - Itália
O operador postal Poste Italiane, informa que foi anunciada greve de 24h para dia 17 de março, nos serviços aeroportuários, pelo que, serão expectáveis atrasos nas operações postais e consequentemente na entrega de correio e encomendas.
Poderá ser consultada mais informação aqui.
17/03/2023 - Grécia
O operador postal Hellenic Post, informa que devido a greve de 24h no dia 16 de março, marcada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos, na qual participaram funcionários públicos e controladores aéreos, irá causar perturbações nas operações postais e esperam-se atrasos na entrega de correio e encomendas.
17/03/2023 - Malawi
O operador postal Malawi Post, informa que devido à passagem de severo ciclone nos dias 11/12 de março, que devastou o país, foi declarado estado de Força Maior, pelo que, são esperados atrasos nas operações postais e consequentemente a entrega de correio e encomendas está comprometida.
10/03/2023 - Bélgica
O operador, Belgium bpost, informa que foi anunciada greve de 24 horas dia 10 de março, que irá impactar com as operações postais e esperam-se atrasos na entrega de correio e encomendas.
10/03/2023 - Nova Zelândia
O operador NZ Post, informa que o estado de emergência nacional devido a temporal foi levantado a 3 de março - nas regiões de Auckland, Northland, Tararua e Waikato as operações postais regressaram à normalidade. Permanece estado de emergência local nas regiões de Hawke's Bay e Tairawhiti. As ligações nestas regiões estão fortemente afetadas, pelo que, são expectáveis atrasos na distribuição de correio e encomendas.
10/03/2023 - Vanuatu
O operador, Vanuatu Post, informa que devido a severo ciclone foi declarado estado de emergência em todo o território a 1 março e que irá perdurar por 6 meses, até 31 de agosto.
As operações postais estão a ser afetadas e são expectáveis atrasos na entrega de correio e encomendas internacionais.
06/03/2023 - Bélgica
O operador postal bpost, informa que, devido a greve ocorrida dia 27 fevereiro, as entregas de correio e encomendas poderão ser afetadas.
17/02/2023 - Finlândia
O operador postal Posti Ltd, informa que o Sindicato Finlandês dos Trabalhadores dos Transportes (AKT) anunciou greve a partir de 15 de fevereiro de 2023. A greve será apoiada pelo Sindicato dos Correios e Logística (PAU). Estas ações terão impacto na distribuição de correio e encomendas durante um período entre 5 e 14 dias.
Estima-se que as operações voltem ao normal a 27 de fevereiro.
13/02/2023 - Nova Zelândia
O operador NZ Post, informa que devido a temporal intenso foi declarado estado de emergência na região de Auckland e prevêem-se constrangimentos nas operações postais em todo o território.
13/02/2023 - Turquia
O operador postal Türkiye, Turkish PTT Corporation, informa que devido a sismo de elevada magnitude registado no dia 8 fevereiro, que causou fortes danos em diversas estruturas, foi declarado estado de emergência nacional. As operações postais estão a ser afetadas prevendo-se atrasos na distribuição de correio e encomendas.
Áreas e regiões circundantes mais afetadas: Adana, Adiyaman, Diyarbakir, Gaziantep, Hatay, Kahramanmaras, Kilis, Malatya, Osmaniye e Sanliurfa.
13/02/2023 - Grécia (situação normalizada a 13/02/2023)
O operador postal, Hellenic Post, informa que todo o território da Grécia tem sido afetado por fortes nevões e tempestades de neve desde 5 de fevereiro. Há edifícios bloqueados pela neve, nomeadamente centros de distribuição, pelo que, são esperados atrasos na distribuição de correio e encomendas.
03/02/2023 - Perú (situação normalizada a 06/04/2023)
O operador Servicios Postales del Perú (Serpost), informa que devido a protestos civis, que ocorrem desde o dia 7 de dezembro e que impactam a rede de transportes, prevê-se que possam surgir perturbações nos serviços postais no âmbito nacional e internacional.
20/01/2023 - Reino Unido (situação normalizada a 08/02/2023)
O operador, Royal Mail, informa que devido a ciberataque estão a ocorrer perturbações graves nos serviços internacionais desde 10 janeiro.
Para mais informações, consulte aqui.
06/01/2023 - Arábia Saudita (situação normalizada a 30/01/2023)
O operador Saudi Post Corporation, informa que devido a chuva intensa as operações postais estão comprometidas nomeadamente na entrega e recolha de correio/encomendas.
06/01/2023 -Tailândia
O operador Thailand Post, informa que, desde 19 de dezembro de 2022, a chuva contínua na parte sul da Tailândia tem causado inundações nas províncias de Nakhon Si Thammarat, Surat Thani, Songkhla, Trang, Phatthalung, Pattani, Yala e Narathiwat. Esta intempérie está a causar constrangimentos em diversas operações postais, nomeadamente atrasos na distribuição de correio e encomendas. Os códigos postais das áreas afetadas são: 80XXX, 84XXX, 90XXX, 92XXX, 93XXX, 94XXX, 95XXX e 96XXX.
-
2022
30/12/2022 - Macau - Normalizado
O operador Macao Post, informa que devido ao aumento de casos COVID as operações postais estão a sofrer atrasos, nomeadamente na distribuição de correio e encomendas.
23/12/2022 - Malásia
O operador Pos Malaysia, informa que o país está a passar por fortes chuvas e inundações generalizadas. A rede postal foi gravemente afetada e algumas estações de correios foram encerradas. Algumas estradas encontram-se inacessíveis ao tráfego, o que está a atrasar a entrega de correio, encomendas postais e expresso.
23/12/2022 - Islândia
O operador Iceland Post, informa que devido a tempestade de neve, o transporte de correio foi severamente afetado desde sexta-feira à noite, 16 de dezembro.
Prevê-se que durante vários dias as operações postais continuem afetadas.
23/12/2022 - Tailândia
O operador Thailand Post, informa que, desde 19 de dezembro de 2022, a chuva contínua na parte sul da Tailândia tem causado inundações nas províncias de Nakhon Si Thammarat, Surat Thani, Songkhla, Trang, Phatthalung, Pattani, Yala e Narathiwat. Esta intempérie está a causar constrangimentos em diversas operações postais, nomeadamente atrasos na distribuição de correio e encomendas. Os códigos postais das áreas afetadas são: 80XXX, 84XXX, 90XXX, 92XXX, 93XXX, 94XXX, 95XXX e 96XXX.
16/12/2022 - Reino Unido
O operador Royal Mail atualizou informação referente aos períodos de greve que irão causar constrangimentos nas operações postais nos seguintes dias:
- Quarta-feira, 14 de dezembro
- Quinta-feira, 15 de dezembro
- Sexta-feira, 23 de dezembro
- Sábado, 24 de dezembro
Para mais informações, consulte aqui.
16/12/2022 - Aruba
O operador Post Aruba, informa que devido a incêndio no Centro Internacional de Processamento de Correio, durante a noite de 9 de dezembro e a madrugada de 10 de dezembro de 2022, o edifício foi temporariamente encerrado e não estará operacional durante vários dias.
16/12/2022 - Peru (situação normalizada a 06/04/2023)
O operador Servicios Postales del Peru S.A. (SERPOST), informa que o Governo do Peru declarou o estado de emergência da rede rodoviária nacional e nas regiões de Arequipa e Ica, como já estava em vigor nas províncias de Apurimac e Cusco. Estão em curso novas manifestações, incluindo em Huánuco, Tingo Maria, na província de Pachitea e Jancao.
O estado de emergência entrou em vigor a 10 de dezembro de 2022 e permanecerá em vigor durante 30 dias.
16/12/2022 - Bélgica
O operador bpost, informa que os principais sindicatos belgas convocaram uma greve geral de 24 horas, com início às 00h01 de 16 de dezembro de 2022.
Esta greve afetará as entregas de cartas e encomendas postais, bem como a rede logística interna e internacional do posto de correios.
02/12/2022 - Ucrânia
Devido aos conflitos internacionais Rússia/Ucrânia, o Operador Ukrposhta, informa que continuam a efetuar todos os esforços para manter o serviço postal, no entanto, atrasos na entrega e transmissão de dados podem ser inevitáveis.
02/12/2022 - Itália
O operador Poste Italiane, informa que devido a greve de 24 horas com início às 00h01 no dia 2 de dezembro poderão ocorrer perturbações nas operações postais.
02/12/2022 - Reino Unido
O operador Royal Mail, informa que estão previstos os seguintes períodos de greve, que irão impactar a normal distribuição e prazos de entrega de Correio:
- das 04h00 de sexta-feira, 9 de dezembro, às 04h00 de sábado, 10 Dezembro
- das 00h01 às 20h00 de domingo, 11 dezembro
Para mais informações, consulte aqui.
02/12/2022 - República da Coreia
O operador, Korea Post, informa que devido a greve ocorrida a 24 de novembro são esperados atrasos nas operações postais.
11/11/2022 - Itália
O operador Hellenic Post informa que, devido a diversas greves, poderão ocorrer perturbações no processamento de entradas e saídas de correio/encomendas.
04/11/2022 - Hong Kong
O operador Hongkong Post, informa que devido à passagem de ciclone poderão registar-se atrasos no processamento de correio/encomendas.
28/10/2022 - Alemanha
O operador postal Deutsche Post, informa que devido a aumento de casos de COVID19, poderão registar-se alguns atrasos no processamento de correio/encomendas.
28/10/2022 - Bélgica
O operador postal bpost, informa que devido a greve geral de 24 horas, com início às 00h01 de 9 de Novembro de 2022, prevê-se que a entrega de correio e encomendas será afetada
21/10/2022 - Itália
O operador Poste Italiane, informa que devido a greve de transportes aéreos no dia 21 de outubro, poderão ocorrer perturbações no processamento de entradas e saídas de correio/encomendas. Para mais informações, consulte aqui.
14/10/2022 - EUA
O operador United States Postal Service (USPS), informa que devido a furacão ocorrido no estado da Flórida, estão a verificar-se atrasos nas operações postais.
10/10/2022 - Reino Unido
O operador Royal Mail, informa que estão previstos os seguintes períodos de greve, que irão impactar a normal distribuição e prazos de entrega de correio:
- das 04h00 de quarta-feira, 2 de Novembro, às 04h00 de quinta-feira, 3 de Novembro
- das 04h00 de quinta-feira, 3 de Novembro, às 04h00 de sexta-feira, 4 de Novembro
- das 04h00 de sexta-feira, 4 de Novembro, às 04h00 de sábado, 5 de Novembro
Para mais informações, consulte aqui.
30/09/2022 - Itália
O operador Poste Italiane, informa que devido a greve dos transportes aéreos italianos no dia 1 de outubro são previstos atrasos no processamento de correio.
26/09/2022 - Aruba (situação normalizada a 08/11/2022)
O operador Post Aruba, informa que devido a greve dos trabalhadores postais a partir de 26 de setembro são previstos atrasos no processamento de correio.
01/09/2022 - Paquistão (situação normalizada a 23/12/2022)
O operador postal do Paquistão informa que certas zonas do país estão a ser afetadas por inundações. Tal facto poderá causar perturbações e atrasos nas entregas postais.
26/08/2022 - Hong Kong
O operador postal de Hong Kong informa que as ligações e transporte de correio interno está a ser impactado pelo ciclone ocorrido no território a 25 de agosto.
08/09/2023 - Turquia
O operador postal da Turquia, informa que a Turkish Airlines tem restrições no envio de líquidos e obriga a certas regras de acondicionamento e expedição das malas, pelo que é obrigatório nos envios de correspondências e encomendas com líquidos, destinados à Turquia ou a destinos que façam trânsito via Turquia, que tenham assinalado na frente do objeto «Contient Liquides».
Para consulta dos destinos que fazem trânsito via Turquia, consulte as proibições e restrições de envio.
01/09/2023 - Israel
O operador Israel Postal Company informa que devido aos novos regulamentos aduaneiros israelitas relativos à devolução de importações, os Correios de Israel não podem devolver os envios postais não entregues ao país de origem desde o início de 2023.
Na sequência de diversas reuniões, os Correios de Israel receberam autorização para devolverem os envios aos países de origem, o que acontecerá a partir de 1 de setembro.
16/08/2023 - Venezuela
O operador postal da Venezuela solicita a divulgação da resolução de 01 de agosto de 2023, do Ministério do Poder Popular para a Saúde, de proibição da importação de cigarros eletrónicos com e sem nicotina, dos aparelhos, das recargas e demais acessórios de produtos de tabaco, sejam convencionais ou similares e produtos análogos.
01/02/2023 – Itália
O operador postal Poste Italiane solicita a divulgação sobre as novas disposições, entradas em vigor em 1 de fevereiro de 2023, relativas aos objetos postais internacionais que, após inspeção com raios X, são suspeitos de conter mercadorias perigosas regulamentadas, nomeadamente líquidos e baterias ou pilhas de lítio.
Os objetos de saída transportados por via aérea (incluindo os objetos a devolver ao remetente ou recebidos em trânsito a descoberto para encaminhamento para o seu destino final) suspeitos, após terem sido controlados com raios X, de conter mercadorias perigosas regulamentadas, como baterias ou pilhas de lítio ou líquidos perigosos, são retidos nas estações de permuta da Poste Italiane.
1. Para os líquidos, solicitar-se-á ao operador designado de origem que forneça uma descrição detalhada do conteúdo do objeto (dentífrico, produto cosmético, desodorizante, etc.).
2. Para os objetos que contêm baterias ou pilhas que não sejam de lítio e que são admitidas nos objetos postais, solicitar-se-á ao operador designado de origem que forneça à Poste Italiane a respetiva ficha técnica de segurança (em inglês ou italiano).
Estas informações adicionais serão analisadas pelos especialistas em segurança e proteção da Poste Italiane, a fim de determinar se os objetos podem ser encaminhados por via aérea para o seu destino, sendo que todos os objetos proibidos que contêm baterias ou pilhas de lítio, baterias externas, aerossóis, substâncias alcoólicas, etc., que não podem ser encaminhados por via aérea serão destruídos.
Para obter mais informações, poderão entrar em contacto com supportoadr@posteitaliane.it.
01/01/2023 – Alemanha
O lítio é considerado uma matéria perigosa e por isso sujeito a proibição ou grandes restrições no circuito postal, nomeadamente no que se refere aos envios por transporte aéreo. O operador postal Deutsche Post informa que é proibida a importação de baterias ou pilhas de lítio fora ou dentro dos respetivos equipamentos.
30/12/2022 - Brasil
O operador Correios, solicita que os clientes exportadores sejam alertados para a existência de proibições e restrições, em particular no envio de bebidas alcoólicas e tabaco.
Assim, os clientes que pretendam enviar estes artigos para o Brasil deverão consultar um despachante (sendo que nos CTT disponibilizam os serviços de Representação Indireta, através do email: representacao.indirecta@gmail.com), ou o consulado do Brasil, por forma a evitarem que os artigos sejam devolvidos ou mesmo destruídos pela alfândega no destino.
Abaixo indicam-se os destinos que por constrangimentos diversos encontram-se sem encaminhamentos postais, pelo que, não será possível proceder ao envio de correspondências e/ou encomendas.
Atualizado a 08/09/2023
País | Correio | Encomendas |
Coreia do Norte | sem serviço | com serviço |
Líbia | com serviço | sem serviço |
Sudão | sem serviço | |
Yeman | sem serviço | |
Síria | sem serviço | |
Níger | sem serviço |