Organizar uma coleção

Algumas orientações para organizar uma coleção única.

Colecionar selos postais no século XXI

As coleções de selos clássicos mais importantes do mundo incluem sobretudo material postal emitido por operadores postais no século XIX, sendo avaliadas por jurados nomeados pelas Federações Nacionais com muita experiência em Exposições Mundiais de Filatelia, recebendo o  patrocínio da Fédération International de Philatélie (FIP), uma organização que agrupa as Federações Nacionais do mundo inteiro e que tem regulamentos próprios, que regulam o funcionamento de todas as instituições filatélicas, onde se inclui o julgamento e classificação das colecções.

Nas participações em competição são julgados um conjunto de critérios como o estado e condição das peças, a sua raridade, o estudo postal e a apresentação.

Nas participações são apresentados selos novos e material circulado como cartas, postais, jornais, cintas e todo e qualquer outro valor postal que tenha sido expedido.

O material circulado deve ter boas margens nos selos, as marcas obliteradoras devem estar limpas e bem perceptíveis.

Os selos que se apresentam em múltiplos (em tiras, blocos, quadras), circulados ou novos, têm um valor muito superior ao dos selos isolados.

O material filatélico circulado colado nas cartas e outros suportes postais, bem marcado com carimbos nítidos, tem sempre mais valor do que o selo avulso.

O local para a venda destas peças são os comerciantes filatélicos, em especial nos leilões filatélicos, onde este tipo de material clássico pode atingir somas de dezenas de milhares de euros.

Vários tipos de coleção

Coleção tradicional

Todas as taxas de todos os selos de diferentes séries de uma área geográfica (um país ou um continente, por exemplo), por ordem cronológica de emissão e por ordem crescente de valores.

Nestas coleções são igualmente colecionadas as cartas (sobrescritos selados) e outro material postal circulado (com carimbos). O material circulado faz hoje parte integrante das melhores coleções.

Coleção de Marcas Postais - MARCOFILIA

Neste tipo de coleções é feito o estudo das marcas postais obliteradoras usadas pelas estações de correios para carimbar o material postal. O objetivo é apresentar coleções completas de todos os carimbos (marcas postais) de uma certa região de um certo país e dentro de uma pré-determinada janela cronológica. Por exemplo, Coleção de Carimbos e Marcas Postais da Madeira entre 1910 e 1955.

Coleção Moderna

Materiais filatélicos de diferentes tipos (selos, blocos especiais e bilhetes-postais, por exemplo) colecionados em função do tema ou de algum outro critério.

Hoje considera-se uma coleção “Moderna”, aquela que integra material postal a partir de  1950. Normalmente entram nestas coleções não apenas selos, mas também cartas e Postais.

Existem dois tipos fundamentais de coleções “modernas”:

  • Coleção Tradicional Moderna:Construída da mesma forma que a coleção tradicional clássica. Mas com materiais mais recentes.
  • Coleção Temática: Selos, postais, e cartas que têm o mesmo tema ou que, de alguma maneira, se relacionam com um tema. Por exemplo, uma coleção de selos comemorativos com desenhos e imagens de navios à vela.

Será pois uma história de banda desenhada contada através dos selos, cartas e qualquer outro qualquer material ligado ao tema.

Classe Aberta de Filatelia

Neste tipo de coleção conta-se uma história, existe um enredo sobre uma situação histórica que é ilustrado com objetos do tempo em causa, onde se incluem selos, cartas e postais, mas igualmente outros objetos. Por exemplo, uma coleção de classe aberta sobre a instituição da República em Portugal em 1910, que contenha os primeiros selos da República e os últimos da Monarquia, mas igualmente recortes de jornais da época, bilhetes de concertos da época, propaganda republicana, e até cartas trocadas entre protagonistas políticos dessa época.

Nesta classe aberta deve-se usar 50% de material não filatélico ou postal.

Organizar os selos

À medida que vai adquirindo os selos, sejam novos ou usados, guarde-os num álbum classificador.

Quando já tiver vários, com a ajuda de um catálogo, comece a organizá-los por emissões e taxas.

Use folhas-suporte para montar a coleção:

folhas de álbum impressas - têm desenhos ou descrições que indicam onde se devem colocar os selos

folhas de quadrícula simples - permitem-lhe colocar os selos à sua vontade, por isso são ideais para coleções de tipo “modern”.

Consulte o glossário de termos da filatelia

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte a ajuda ou contacte-nos.