Quando um envio estiver disponível para levantamento em Portugal
- Tanto o prazo quanto o local de levantamento dependem do tipo de envio que está a receber.
- Os CTT alertam de forma eletrónica (SMS ou e-mail) ou em papel, dependendo do tipo de envio, sobre objetos que devem ser levantados num Ponto de Contacto CTT (Loja CTT, Ponto CTT ou Agente Payshop).
- Se o envio for rastreável, pode consultar o seu estado em Seguir Objeto no site ou na App CTT e saber se está disponível para levantar.
Quando a entrega na sua morada não é conseguida, se o aviso de entrega for entregue:
Em papel na caixa de correio
- A data do aviso é o dia e hora quando houve uma tentativa de entrega.
- O prazo de levantamento começa a contar a partir do dia útil seguinte à data do aviso.
- O envio pode ficar disponível para levantamento antecipadamente, no próprio dia da tentativa de entrega, mas o prazo só começa a contar no dia útil seguinte.
- No próprio aviso, será indicado a partir de que dia e hora (no primeiro dia) pode levantar e o respetivo local de levantamento.
- Quando o envio só fica disponível no local de levantamento no dia útil seguinte à data do aviso, a hora a partir da qual pode levantar o objeto no primeiro dia pode não coincidir com o horário de abertura do local de levantamento.
- Nos restantes dias do prazo de levantamento, pode levantar o objeto dentro do horário de funcionamento do local de levantamento.
Por SMS ou e-mail
- A notificação só é enviada quando o envio já está disponível para levantamento.
- A notificação indica o local de levantamento e a data-limite para fazer o levantamento.
Saiba onde fica o seu local de levantamento e o horário de funcionamento:
- Loja ou Ponto CTT
- Agente Payshop
Prazos para levantar e possíveis locais de levantamento
Produto | Dias Úteis | Podem ser encaminhados para |
Correio Normal, Verde, Azul | 6 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Correio Editorial | 6 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Correio Publicitário | 6 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Correio Registado | 6 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Correio Registado e Cartão de Cidadão | 10 | Lojas CTT |
Citações e Notificações | 6 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Encomenda Postal Nacional | 10 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Encomenda Postal Internacional (CA, CB, CC, CD, CF, CG, CH, CI, CK, CL, CM CN CO CR CT) | 10 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Encomenda Postal Internacional (CA CP CX CZ) | 15 | Lojas CTT ou Pontos CTT |
Encomenda Expresso Nacional (EN ED EA EJ EU EV EQ EO EF DC DB DA DW DX) | 5 | Lojas CTT ou Pontos CTT e Agentes Payshop |
Encomenda Expresso Internacional (EX EE) | 5 | Lojas CTT ou Pontos CTT e Agentes Payshop |
Encomenda Expresso (CE EP EH ES) | 10 | Lojas CTT ou Pontos CTT e Agentes Payshop |
Encomenda Expresso Espanha (EA EH ED EJ EV EU) | 10 | Lojas CTT ou Pontos CTT e Agentes Payshop |
Pode prolongar o prazo para o levantamento de:
1. Encomenda Postal
- Pode prolongar o prazo para levantar em até 30 dias. Saiba mais aqui.
2. Encomenda Expresso
- Se o remetente autorizar alterações, pode prolongar o prazo para levantar em até 5 dias úteis. Saiba mais aqui .
Envios com destino num Cacifo Locky
- O prazo para levantar é 5 dias úteis.
- Recebe uma notificação por SMS ou e-mail para informar quando o envio já está disponível para levantar, a data-limite e o respetivo PIN que deve marcar no ecrã do cacifo Locky.
- Dependendo do tipo de envio, pode prolongar o prazo para levantar em até 5 dias úteis. Saiba mais aqui .
Consulte informações sobre as moradas e horários de funcionamento de:
- Lojas CTT, Pontos CTT e Cacifos Locky
- Agentes Payshop
Prazos para levantar e possíveis locais de levantamento fora de Portugal
- Tanto o prazo quanto o local de levantamento são definidos pelos Serviços Postais do país de destino e não pelos CTT.
- Os CTT não são responsáveis pelos procedimentos de entrega nos destinos internacionais.
- Poderá não ter acesso à informação do envio, pois é divulgada de forma voluntária pelo país de destino. Apenas é possível garantir informação até à expedição de Portugal.
- O destinatário deve contactar a empresa responsável pela entrega no país de destino para obter mais informações.
Pode obter informações sobre os Serviços Postais de outros países no site da União Postal Universal (UPU)
1. Consulte o site da UPU .
2. Desça a página até “List of sites by country”. Vai encontrar uma lista de países para verificar o site do respetivo Operador Postal.
Caso não encontre informação sobre o país de destino pretendido:
- O destinatário pode contactar diretamente o Operador Postal ou os correios locais para obter mais informações.
- Os CTT não são responsáveis por informações de outros países no site da UPU.