Vista genérica
A vista genérica disponível no menu "Encomendas" permite uma visão global sobre as encomendas registadas na loja. São apresentadas 20 encomendas por página e as restantes são distribuídas pelas páginas seguintes.
Para navegar entre as diversas páginas pode utilizar as setas do teclado ou as opções de navegação entre páginas que surgem na vista genérica.
A visão geral deste menu pode ser personalizada com recurso à aplicação de filtros para segmentar a pesquisa de encomendas conforme:
- Estado e métodos de pagamento (ex. Paga, Multibanco, MB Way, etc.);
- Encomendas novas ou encomendas já visualizadas (lidas ou não lidas);
- Estado de encomenda (ex. encomendas expedidas e não expedidas, em processamento, enviada, etc.);
- Tipo de cliente ou tipo de negócio (encomendas revenda / B2B ou encomendas não revenda / B2B);
- Por país (clique sobre a bandeira do país para ativar este filtro);
- Datadas para um período temporal específico (clique sobre o calendário para selecionar o período temporal).
Pode também efetuar uma pesquisa de encomendas pelo número de encomenda, nome do cliente e email de contacto.
No menu "Encomendas" pode selecionar uma ou mais encomendas em simultâneo e através do botão " Ações" aplicar as seguintes ações:
- Expedir encomendas;
- Emitir faturas;
- Eliminar encomendas;
- Alterar a informação relacionada com o estado de pagamento;
- Alterar o estado da encomenda;
- Adicionar ou remover tags.
Pode exportar um ficheiro com todas as informações das encomendas registadas na loja clicando na opção "Exportar". O ficheiro de encomendas é exportado em CSV e, posteriormente, é enviado para o email utilizado para aceder à área de gestão.
Detalhes de encomenda
Para aceder ao detalhe da encomenda clique sobre o número da encomenda. Na página de detalhes encontra várias informações e funcionalidades que permitem agilizar a gestão da encomenda.
Pagamento da encomenda
Permite gerir informações de pagamento da encomenda nomeadamente:
- Verificar se o pagamento está pendente ou foi efetuado;
- Marcar ou desmarcar a encomenda como paga;
- Verificar qual o método de pagamento escolhido e/ou utilizado para fazer o pagamento;
- Alterar o método de pagamento escolhido pelo cliente.
Estado da encomenda
A alteração do estado de uma encomenda ocorre automaticamente. No entanto, pode alterar manualmente na opção "Alterar estado".
Expedição
Pode fazer a expedição automática e manual de encomendas e para tal deve ter a app CTT Expresso configurada.
Após expedir uma encomenda é apresentada uma cronologia dinâmica com as fases do processo de envio.
Expedição automática
Permite expedir as encomendas de forma rápida e automática pelos CTT, selecionando a opção "Expedir encomenda" ou na seta e depois em "Expedição automática".
Após a expedição de uma encomenda fica disponível o botão "Ações" onde pode "Seguir objeto", "Editar expedição", "Ver lote de expedição" ou fazer o download dos documentos de expedição gerados.
Expedição manual
Pode expedir encomendas de forma externa à plataforma e posteriormente associar o código de seguimento da encomenda ao selecionar a seta disponível no botão "Expedir encomenda" e depois a opção "Expedição manual".
Após associar uma expedição manual a uma encomenda, fica disponível o botão "Ações" onde pode "Seguir objeto" ou "Editar expedição".
Saiba como expedir encomendas na página de ajuda.
Cliente
Permite consultar o nome, contacto de email, empresa e NIF do cliente que registou a encomenda. É também possível verificar se o cliente tem um registo na loja e consultar diretamente a sua ficha ao clicar sobre o nome do cliente.
Pode editar os dados do cliente na encomenda ao clicar na opção "Editar dados de cliente". Esta ação apenas altera os dados relativos à encomenda, não altera os dados na ficha de cliente.
Produtos encomendados
Permite visualizar os produtos incluídos na encomenda, bem como algumas das suas características: variantes, SKU, quantidades encomendadas e o preço unitário por produto. Pode também consultar os portes de envio calculados, verificar se houve algum cupão de desconto aplicado, o imposto apurado, o subtotal e o valor total da encomenda registada.
Envio
Permite verificar o método de envio selecionado pelo cliente, a morada de envio definida para entrega e editar os dados do cliente associados à encomenda através da opção "Editar morada de envio".
Faturação
Permite emitir faturas no detalhe de cada encomenda. Para o fazer precisa de ter um software de faturação integrado no menu "Apps/Facturação".
Se for configurada a opção de emissão automática de faturas, a fatura é emitida automaticamente quando a encomenda é marcada como paga sendo adicionada no detalhe da encomenda e à vista geral do menu "Encomendas". Caso não tenha ativado a emissão automática, pode emitir a fatura manualmente ao clicar em "Emitir fatura".
Nota de encomendas
Nota interna - Qualquer informação ou observação relacionadas com a gestão da encomenda fica disponível apenas para consulta do próprio comerciante.
Nota para o cliente - Informação adicional que pretenda enviar para o comprador. Escreva neste campo, clique em "Notificar cliente" e a nota é enviada no email de encomenda.
Cronologia de encomenda
Permite ter uma visão global dos vários eventos associados à encomenda (expedições, alterações de estado, validações de pagamento, envio de notificações e SMS, entre outras informações).
Notificações e informações de encomenda
Verificar o último email ao cliente
Ao clicar sobre o número da encomenda, consegue aceder ao último email enviado ao cliente.
Imprimir resumo da encomenda
Na opção "Imprimir" pode pré-visualizar um documento que resume os vários dados da encomenda e que pode ser impresso.
Adicionar tags
A aplicação de tags permite pesquisar e/ou filtrar encomendas, adicionando etiquetas que permitem classificar e categorizar cada encomenda para uma identificação mais fácil e rápida.
Para adicionar tags, escreva os termos separados por vírgulas (ex. urgente, campanha promocional).