Os CTT são  pioneiros na incorporação de veículos elétricos na sua frota automóvel e na inovação permanente dos seus produtos, integrando 9 novos veículos elétricos na sua frota já no primeiro semestre de 2020, que conta atualmente com 321 veículos alternativos, conferindo-lhe a distinção da maior frota alternativa do País no setor dos transportes e da logística.

Em simultâneo, os CTT estão a efetuar um conjunto alargado de testes com veículos elétricos, nomeadamente ligeiros de mercadorias, ‘scooters’ e triciclos.

Os veículos em teste, alguns deles únicos em Portugal, são transformados à medida do setor postal em particular para a distribuição last mile, por forma a dar resposta a uma maior capacidade de carga, segurança e ergonomia na condução, adaptando-se assim ao contexto atual de crescimento das encomendas e correio urgente, onde o volume disponível de carga representa uma necessidade diária operacional para os CTT.  Estes veículos apresentam-se ainda como fortes concorrentes em termos de custo e autonomia, no seu segmento em comparação com os outros modelos disponíveis no mercado.

A utilização de alguns destes modelos é pioneira em Portugal, como o caso do teste piloto da Nissan e-NV200, ao qual se junta os 5 novos modelos de veículos a motorização elétrica em várias cidades do litoral português (a  Scooter elétrica Silence S02, a Moto elétrica Rieju Nuuk Cargo, o Triciclo elétrico Ligier Pulse 3 e os dois Furgões elétricos um da Renault Kangoo ZE33 Maxi e um da VW e-Crafter).

Os resultados obtidos são muito positivos relativamente à resposta face às necessidades operacionais dos CTT, com benefícios ao nível da emissão de poluentes e da respetiva pegada carbónica. No global, estima-se que a utilização destes veículos nos CTT, agora em teste, possa vir a permitir um potencial de poupança carbónica de 17,5 toneladas de CO2 ano, o equivalente a um consumo de energia elétrica de 10 habitantes.

Os veículos elétricos não emitem partículas e NOx durante a sua utilização e, como os CTT adquirirem 100% da eletricidade de origem renovável, o impacto carbónico destas viaturas elétricas é nulo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

Lançámos recentemente, em 2020, de um serviço piloto Green Deliveries (Entregas Verdes) junto de um grande cliente, que permite que todos os seus clientes na cidade de Lisboa recebam as encomendas com veículos elétricos CTT.

Destaca-se ainda o lançamento do processo de instalação de novas unidades para carregamento viaturas elétricas em instalações CTT, dando resposta às necessidades internas de carregamento.