Consulte os alertas sobre ações de phishing, usando a marca CTT, em circulação. Veja aqui.

Nunca foi tão fácil desalfandegar uma encomenda

Se recebeu uma notificação de desalfandegamento, pode tratar de tudo online sem ter de ir à Alfândega.

  • Mais rápido e sem deslocações

    Disponível a qualquer hora, a partir do seu computador. Sem perder tempo em deslocações.
  • Pague os encargos aduaneiros

    Diretamente no portal, pague os encargos aduaneiros para sua conveniência.
  • Saiba sempre o estado do processo

    A qualquer momento, pode consultar o estado dos seus desalfandegamentos.
  • Receba alertas por email ou SMS

    Sempre que o estado do processo mudar ou forem precisas mais informações da sua parte, recebe um alerta por email ou SMS.
  • Entre no portal

    Faça login ou registe-se para iniciar/continuar o processo de desalfandegamento.

  • Indique o número do objeto que quer desalfandegar

    Encontre o número na notificação de desalfandegamento que lhe enviámos por email, carta ou SMS.

  • Valide ou complete a informação da sua encomenda

    Verifique e, caso seja necessário, faça upload dos documentos que lhe forem pedidos no portal.

  • Pague o serviço de desalfandegamento

    Diretamente no portal, pague os encargos aduaneiros para desalfandegar o seu objeto.

    Após o pagamento dos encargos iremos enviar-lhe a sua encomenda.

  • Acompanhe o processo

    A qualquer momento, pode saber o estado do desalfandegamento.

    Sempre que o estado mudar, recebe um alerta por email ou SMS

Perguntas frequentes

Ver todas
Qual a diferença das novas regras europeias para desalfandegar desde 1 de julho de 2021?

As novas regras europeias foram aplicadas a 1 de julho de 2021, com as seguintes diferenças:

  • Desalfandegar encomendas: todas as encomendas são desalfandegadas independentemente do seu valor. Até essa data todas as encomendas resultantes de transações comerciais com valor inferior a 22€ eram isentas deste processo;
  • Cobrança do IVA da sua encomenda: todas as compras feitas em territórios extracomunitários pagam o IVA sobre o valor das mercadorias. Até 1 de julho de 2021 todas as encomendas resultantes de transações comerciais com valor inferior a 22€ eram isentas de IVA;
  • Processo para desalfandegar: com as novas regras pode desalfandegar a sua encomenda de forma mais expedita. Isto é, pode iniciar o processo antes de a encomenda chegar a Portugal, inserindo e/ou validando a informação, caso seja necessário, e pagando os valores em falta. Assim que a encomenda chegar a Portugal será desalfandegada de forma mais rápida e colocada de imediato em distribuição para a morada de destino, se tiver tratado de tudo antes e tiver obtido autorização de saída por parte das Alfândegas.

A partir de 1 de julho de 2021 será notificado para desalfandegar a sua encomenda logo que seja enviada do país de origem, para que aceda ao site dos CTT e prepare antecipadamente o desalfandegamento do seu objeto.

Poderá acompanhar a qualquer altura o estado de processo de desalfandegamento do seu objeto.

Como trato do desalfandegamento online?

Assim que receber um aviso de desalfandegamento por sms, carta ou por email, faça o seguinte:

  1. Entre no portal desalfandegamento, com os seus dados de acesso ao site CTT.
  2. Escolha a opção “Iniciar / Continuar processo”. Será redirecionado para o ecrã da Lista de Objetos onde poderá iniciar o processo, caso o seu objeto já esteja pré-associado ao seu registo no portal de desalfandegamento. Caso o objeto ainda não esteja associado, deverá clicar em "Adicionar Novo Objeto".
  3. Indique o “número do objeto" que quer desalfandegar. Este número (2 letras, 9 dígitos e 2 letras) está na notificação de desalfandegamento que lhe enviámos por email, carta ou sms, ou ainda indicado pelo comerciante onde fez a compra online. Se a sua encomenda já estiver automaticamente pré-associada à sua conta por via do nº de telemóvel ou endereço de email que colocou na compra da sua encomenda, basta clicar no objeto em questão presente na “Lista de objetos” e completar o processo (se necessário).
  4. Valide ou complete a informação referente ao seu objeto e, caso requerido, faça upload dos documentos que lhe forem pedidos no portal de desalfandegamento. Poderá não ser necessário completar informação ou submeter documentação, porque o comerciante já disponibilizou todos os dados necessários para efetuar o desalfandegamento da sua encomenda.
  5. Pague o serviço de desalfandegamento da sua encomenda.

Caso já tenha completado em antecipação o processo no portal de desalfandegamento, assim que a encomenda chegar a Portugal, a mesma será desalfandegada de imediato e enviada para a morada de destino, logo que tenha autorização de saída da Alfândega.

A qualquer altura, pode acompanhar o estado do processo. Sempre que o estado mudar ou forem precisas mais informações da sua parte, poderá receber um alerta por email ou SMS.

Qual o prazo para realizar o desalfandegamento?

Na chegada do objeto a Portugal, para o serviço de correspondência e encomendas, consoante o nível de informação sobre a mercadoria e a conclusão do pagamento dos valores em dívida, o prazo limite de desalfandegamento poderá atingir um prazo máximo de 10 dias.

Enquanto empresa, fiz uma compra de um bem num site fora da UE. Quanto vou pagar?

Depende do valor do bem que adquiriu.

  • Se o valor da sua compra foi até 150€ irá pagar:
    • IVA sobre o valor do bem à taxa legal em vigor
    • Serviço de Desalfandegamento CTT: 4€ (+IVA)
  • Se o valor da sua compra foi acima de 150€ e até 1000€ irá pagar:
    • IVA sobre o valor do bem à taxa legal em vigor
    • Direitos Aduaneiros dependendo do tipo de bem adquirido
    • Serviço de Desalfandegamento CTT: 4€ (+IVA) 
  • Se o valor da sua compra foi acima de 1000€ ou, independentemente do valor envolva bens sujeitos a impostos especiais sobre consumo irá pagar:
    • IVA sobre o valor do bem à taxa legal em vigor
    • Direitos Aduaneiros em função do tipo de bem adquirido
    • Serviço de Desalfandegamento CTT: 4€ (+IVA)
    • Serviço de Desalfandegamento complementar CTT: Em função do valor do bem (ver tarifário aqui)

 

Como sei quais são os documentos de que vou precisar?

Os documentos que irá necessitar ser-lhe-ão solicitados durante o processo de desalfandegamento online. Ao iniciar o processo no portal de desalfandegamento vai encontrar toda a informação em falta no terceiro passo “Documentos” de acordo com o tipo de importação que estiver a efetuar.

Caso esteja a realizar o desalfandegamento de uma “transação comercial”, poderá precisar dos seguintes documentos:

  • Fatura comercial
  • Print screen da encomenda
  • Comprovativo de pagamento

A solicitação destes documentos pode surgir pela ausência dos mesmos ou nos casos em que tenha alterado/completado a informação dos campos anteriormente solicitados (e.g., valor; data; moeda; código pautal; designação da mercadoria).

Na presença de objetos de natureza “não comercial”, deverá preencher a informação no próprio portal de desalfandegamento que será posteriormente convertida numa declaração de valor.

Posso simular os custos que vou ter?

Sim, pode simular uma estimativa dos custos. Basta que no passo “Informações Detalhadas” nos dê algumas informações sobre a sua encomenda.

Como posso pagar os encargos aduaneiros?

Os métodos de pagamento disponíveis são:

  • Por MBWay através do seu telemóvel
  • Por referência Multibanco em qualquer caixa Multibanco ou Home Banking
  • Por referência Payshop em qualquer um dos 4000 agentes Payshop.

 

Após escolher o método de pagamento pretendido, já não pode alterar a sua escolha.

Como posso saber o estado do desalfandegamento?

Sempre que o estado mudar, recebe um alerta por email. No entanto, a qualquer altura, pode entrar no portal de desalfandegamento e consultar o estado do processo.

Os estados de desalfandegamento indicam a evolução do seu processo no momento em que o consulta.

Saiba a que corresponde cada estado de desalfandegamento.

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte ajuda ou contacte-nos.