- Peça uma nova entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha
- Prolongue o prazo de levantamento de encomendas até 30 dias
Como funciona
Se não estiver em casa para receber uma Encomenda Postal, correspondência registada ou correspondência que não cabe na sua caixa do correio, deixámos-lhe um aviso de entrega para saber em que Loja CTT a pode levantar.
O que pode alterar
Dependendo do que lhe foi enviado, pode fazer as seguintes alterações:
- se não puder evitar a deslocação, pode reencaminhar o objeto para a Loja ou o Ponto CTT que lhe for mais conveniente (se se tratar de um Cartão de Cidadão, só poderá fazer esse reencaminhamento para uma Loja CTT)
- pode pedir uma nova tentativa de entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha
- pode prolongar até 30 dias o prazo que tem para levantar uma encomenda na Loja CTT
Pode pedir estas alterações quando recebe um aviso de entrega sem código ou com um código que comece pela letra C, G, L, O, R, ou V (se começar por DA, DB, DC, DW, DX, DY ou DZ veja aqui o que pode fazer).
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Não é possível alterar alguns tipos de entregas
Nunca pode pedir este tipo de alterações se:
- O código começar por uma letra diferente de C, G, L, O, R, U ou V. Nesse caso, vá a Seguir ou alterar entrega para saber que alterações pode fazer.
- Tem um Aviso de Entrega a indicar que tem de ir a um Ponto CTT, porque recebeu um:
- fax (serviço Corfax)
- Citação Via Postal 2ª tentativa ou Notificação Via Postal Simples
- Saco Multipostal
- título à cobrança
- correio com uma anotação do remetente a proibir o encaminhamento
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Para onde pode encaminhar o seu Cartão de Cidadão
Se tem um aviso de entrega para receber o seu Cartão do Cidadão pode:
- reagendar um novo pedido de entrega, numa data posterior, para a mesma morada
- pedir o reencaminhamento para uma nova morada
- pedir o reencaminhamento para levantar numa Loja CTT
levantamento de Cartão do Cidadão
Apenas é possível fazer o pedido para levantamento do Cartão do Cidadão para uma Loja CTT. Não o pode fazer para uma Loja CTT em Parceria ou para qualquer outro Ponto de Contacto CTT, onde o atendimento não seja feito exclusivamente pelos nossos colaboradores.
Como alterar
Nova tentativa de entrega ou levantamento noutra Loja CTT
O preço depende do tipo de correio e do destino:
Levantar noutra Loja CTT | Entrega numa morada à sua escolha | |
Correspondência | 2,05 € | 2,70 € |
Encomendas | 3,00 € | 3,65 € |
A estes preços tem de acrescentar o IVA à taxa legal.
Pode pedir esta alteração até 3 dias úteis depois da data do aviso de entrega:
- No site CTT
- Na App CTT
- Numa Loja ou Ponto CTT
- Através da Linha de Apoio CTT 21 047 16 16 (Dias úteis das 8h30 às 19h30. Preço de uma chamada para a rede fixa.)
Prolongar o prazo de levantamento de uma Encomenda Postal (Armazenagem de Encomendas)
Pode pedir esta alteração até 2 dias úteis antes da data-limite indicada no aviso.
Custa 1,62 € por dia, até ao valor máximo de 48,60 €.
A este valor, deve acrescentar o IVA à taxa legal.
Perguntas frequentes
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Quando posso ir levantar o correio ou as encomendas na Loja CTT que escolhi?
Este prazo depende do tipo de objeto e local de encaminhamento. Para o correio, pode levantar até dois dias úteis para pedidos efetuados até às 16h00, ou até três dias úteis para pedidos feitos após as 16h00. Para as encomendas, tem até três dias úteis para pedidos efetuados até às 16h00, ou até quatro dias úteis para pedidos feitos após esse horário.
Para levantar, basta ir à Loja CTT que escolheu e levar consigo o aviso de entrega e a sua identificação. Se outra pessoa for levantá-la, também tem de levar estes dois documentos: a sua identificação e o aviso de entrega assinado por si.
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O que acontece se não me conseguirem fazer uma nova entrega?
Se não conseguirmos fazer a nova entrega na morada que escolheu, deixamos um segundo aviso de entrega na caixa de correio dessa morada. Tem duas opções:
- pode ir levantar o seu correio à Loja CTT indicada no segundo aviso de entrega
- pode pedir uma nova tentativa de entrega numa morada ou para a levantar noutra Loja CTT, mas apenas se tiverem passado menos de 3 dias úteis do primeiro aviso de entrega.
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Qual o prazo para levantar o correio antes que seja devolvido?
Depende do tipo de correio:
- Todos os tipos de correspondência (Correio Registado e Correio Normal, por exemplo): 6 dias úteis
- Encomendas nacionais: 10 dias úteis
- Encomendas internacionais: 15 dias seguidos
A data a partir da qual começa a contar o prazo para devolução é sempre após a data de aviso do primeiro aviso de entrega.
No caso das encomendas, a devolução é feita de acordo com a instruções que recebemos aquando do envio. Por isso, estes objetos podem não ser devolvidos diretamente ao remetente original.
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Quantas vezes posso pedir uma nova tentativa de entrega ou para a levantar noutra Loja CTT?
Pode pedir as vezes que quiser, desde que não tenham passado mais de 3 dias úteis depois da data do primeiro aviso de entrega.
Por exemplo, se recebeu o primeiro aviso de entrega a 15-07-2023, tem até 18-07-2023 para pedir uma nova tentativa de entrega ou para a levantar noutra Loja CTT.