Como tratar do desalfandegamento online

Depois de receber um aviso de desalfandegamento por SMS, email ou carta deve:

  1. Entrar no portal desalfandegamento com os seus dados de acesso ao site CTT. A partir de 1 de julho de 2021 poderá receber uma notificação logo que a encomenda seja expedida do país de origem para que aceda ao site dos CTT e prepare antecipadamente o desalfandegamento do seu objeto.
  2. Escolher a opção “Iniciar/ Continuar Processo”. Ao clicar neste botão na homepage do portal de desalfandegamento, será redirecionado para o ecrã da Lista de Objetos. Neste ecrã poderá iniciar o processo caso o seu objeto já esteja pré-associado ao seu registo no portal de desalfandegamento. Caso o processo ainda não esteja associado, deverá clicar em "Adicionar Novo Objeto".
  3. Indicar o “Número do objeto” que quer desalfandegar. Estes dados estão na notificação de desalfandegamento que lhe enviámos por SMS, email ou carta, sendo que poderão ter sido disponibilizados também pelo comerciante onde realizou a compra online. Trata-se de um número composto por 13 dígitos (2 letras, 9 dígitos e 2 letras). Se a sua encomenda já estiver automaticamente pré-associada à sua conta por via do nº de telemóvel ou endereço de email que colocou na compra da sua encomenda, basta clicar no objeto em questão presente na “Lista de objetos” e completar o processo (se necessário).
  4. Valide ou complete a informação referente ao seu objeto e, caso requerido, faça upload dos documentos que lhe forem pedidos no portal de desalfandegamento. Poderá não ser necessário completar informação ou submeter documentação, porque o comerciante já disponibilizou todos os dados necessários para efetuar o desalfandegamento da sua encomenda.
  5. Realize o pagamento do serviço de desalfandegamento da sua encomenda.

Caso já tenha completado em antecipação o processo no portal de desalfandegamento, assim que a encomenda chegar a Portugal, a mesma será desalfandegada de imediato e enviada para a morada de destino, logo que tenha autorização de saída da Alfândega.

A qualquer altura, pode acompanhar o estado do processo. Sempre que o estado mudar ou forem precisas mais informações da sua parte, poderá receber um alerta por email ou SMS.