O número do objeto não é válido

Quando tenta iniciar o desalfandegamento a partir de um telemóvel ou tablet, pode ocorrer um erro que impede o preenchimento o número do objeto quando tenta dar início ao processo. Neste caso, para tentar ultrapassar essa situação, pode alterar nas definições do navegador do seu telemóvel ou tablet a versão para "site - computador". Se ainda assim não conseguir dar seguimento, sugerimos que o desalfandegamento seja realizado através de um computador ou portátil.


Porém, se ao tentar dar início ao processo e o Portal de Desalfandegamento dos CTT aparecer a mensagem: "Não foi encontrado um processo com o Número de Objeto inserido.", há duas possibilidades:

1) O número de objeto que está a tentar adicionar não está correto. O código é composto por 13 dígitos (2 letras + 9 números + 2 letras). Deve certificar-se de que não existem espaços antes e depois dos dígitos que introduziu e que o número inserido se encontra correto. Se recebeu uma notificação por carta, verifique se não está a indicar o número de rastreamento da carta (que obrigatoriamente inicia com a letra R, mas termina com a sigla PT, por exemplo: RA123456789PT) ao invés do número do objeto (que pode iniciar por C, E, G, L, R ou U, mas, apenas se iniciar pela letra G, é que poderá terminar em PT);

2) O objeto poderá ainda não ter sido selecionado para desalfandegamento pelos CTT. Se o seu envio tem destino em outro país que não seja Portugal, o destinatário deverá contactar o Operador Postal do respetivo país de destino (ou os correios locais) para obter informações sobre como proceder, uma vez que no Portal de Desalfandegamento dos CTT é apenas possível desalfandegar envios cujo destino é Portugal. Para se certificar de que o envio precisa ser desalfandegado connosco, o destino da encomenda deve ser em Portugal e, ao rastreá-la na ferramenta Seguir objeto no nosso site, deverá haver indicação de que está em processo de desalfandegamento e houve envio de notificação ao destinatário. Se não houver essa informação, será preciso aguardar indicação de que houve envio da notificação. Se aparece a informação sobre o envio da notificação e continuar a apresentar esse erro no portal, entre em contacto connosco para que a situação seja averiguada.