Uma das nossas prioridades na gestão de recursos humanos é o investimento contínuo em formação. Recorremos tanto à formação à distância como no local, dando preferência às soluções de maior proximidade e mais adaptadas aos contextos e ritmos de trabalho.
Apostas estratégicas
Trabalhamos três áreas estratégicas no desenvolvimento de competências dos colaboradores dos CTT:
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Excelência do cliente
Promover a atualização do conhecimento da oferta CTT e aumentar a eficácia das vendas, no contacto, relação e negociação comerciais, com vista à satisfação das necessidades do cliente, enquanto criamos valor para o negócio.
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Excelência operacional
Desenvolver as competências que permitam cumprir com o que é prometido aos clientes. O conhecimento de processos, equipamentos, sistemas e da adoção de práticas operacionais conduzem à eficiência dos ativos, promovendo a qualidade e sustentabilidade, sempre em conformidade regulatória.
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Cultura e liderança
Fomentar o compromisso individual e reconectar pessoas e equipas. Queremos ajudar a ultrapassar crenças limitadoras e valorizar o propósito na atuação de cada um, com vista à criação de valor. As lideranças, além de facilitadores deste processo, vão desenvolver as capacidades distintivas que permitem fazer a diferença na transformação dos desafios em oportunidades.
Horas e volume de formação e áreas temáticas
Em 2022, registaram-se 138.042 horas de formação, contando-se 40.690 participações de um total de 8.317 trabalhadores/as (66,5% do total do Grupo CTT). A formação foi direcionada para temas e áreas específicos, de acordo com as necessidades que identificámos. Também se fizeram ações de formação com temas transversais às várias áreas da empresa. Foram desenvolvidos 14 programas que incorporam o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Formação e o volume de formação distribuiu-se da seguinte forma: