Processando, aguarde um instante...

43,00 €
  • TOP Vendas

A Caça em Portugal Sustentabilidade e Gastronomia

Referência: 20223819599

PREÇO
43,00 €

Disponível

A Caça em Portugal

Sustentabilidade e Gastronomia

 

Ao longo do tempo, a essência da caça foi sempre evoluindo. Começou por ser a única forma de o homem poder agasalhar-se com as peles dos animais, fazer utensílios com os dentes e os ossos, e alimentar-se com a desejável proteína que transformou o nosso cérebro e nos fez evoluir.  Até ao aparecimento das armas de fogo, foi também exercício para a guerra e, ao longo da história, tornou-se uma verdadeira paixão para reis e nobres, que lhe deram um lugar de destaque nos grandes banquetes reais.

A gastronomia associada à caça, em Portugal, está registada em memória escrita desde o século XV. Com poucas fontes sobre a alimentação popular, os livros de cozinha das casas reais ou da alta nobreza são alguns dos poucos documentos disponíveis para análise da alimentação ao longo da nossa história, particularmente, sobre caça.

Nesta obra dedicada à gastronomia da caça em Portugal, para além de traçar o percurso histórico, a autora, Fátima Moura, propõe-se a «ajudar o cozinheiro a perceber melhor as peças que vai cozinhar e o caçador a fazer um melhor aproveitamento delas na cozinha, e, sobretudo, que ambos possam valorizar e respeitar a morte do animal que foi caçado, através do seu aproveitamento integral, e da alegria que pode dar-nos à mesa.» Porque proteger a natureza e as espécies cinegéticas deve fazer atualmente parte da essência da caça.

Para este livro, foi feita uma seleção de dez espécies venatórias, resultado de um trabalho de parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo todas elas sido consideradas fora de qualquer risco de extinção e com grande valor gastronómico em Portugal. Da caça menor, foram selecionadas algumas aves ? galinhola, narceja, perdiz, pato, pombo e tordos ? e dois animais de pelo ? coelho e lebre ?, e da caça maior ? javali e veado. Para além de uma descrição das características morfológicas, habitat e alimentação de cada uma, a informação é complementada com alguns apontamentos de caça e notas sobre o seu uso na cozinha. A finalizar, são apresentadas receitas tradicionais e originais, explicadas ao pormenor, com informação sobre como prepará-las e cozinhá-las.

Edição bilingue de tiragem limitada e numerada a 4 000 exemplares contendo as emissões filatélicas «A Caça em Portugal», 1.º e 2.º grupo, de 2021 e 2022.

Ficha Técnica

 

Título: A Caça em Portugal – Sustentabilidade e Gastronomia | Hunting in Portugal Sustainability and Gastronomy

Autor: Fátima Moura

Ilustrações: José Projecto

Fotografia: Mário Cerdeira

Tradução: Teresa Figueira

Revisão: António Alves Martins

Design: AF Atelier – Design de Comunicação, Lda.

Impressão e acabamento: Norprint – A Casa do Livro

Formato: 24,5 x 24,5 cm

Nº de páginas: 263

Edição: Clube do Colecionador dos CTT

ISBN: 978-989-8988-20-1