1. Identificação da necessidade e definição da especificação técnica
Após identificação da necessidade de compra, das características técnicas e níveis de serviço pretendidos é efetuada a consulta ao mercado.
2. Preparação e lançamento da consulta ao mercado
O documento de consulta ao mercado é composto pelo programa da consulta, pelo caderno de encargos (contendo as especificações da proposta técnica e da proposta comercial). A consulta é enviada aos fornecedores que se encontram registados em SAP Ariba, em função das caraterísticas dos bens ou serviços a adquirir e da classificação e avaliação de desempenho dos seus anteriores fornecimentos.
3. Apresentação da proposta
Deve apresentar a sua proposta completa em SAP Ariba, entregando separadamente a proposta técnica e a proposta comercial, de acordo com os critérios e a forma definidos na consulta.
4. Análise técnica e comercial
Após receção das propostas, a equipa de avaliação, constituída na fase de consulta, procede à avaliação da proposta apresentada (técnica e comercial).
5. Negociação
Após a análise técnica e comercial das propostas, inicia-se o processo negocial com os concorrentes selecionados, podendo esta fase envolver sucessivas rondas negociais.
6. Adjudicação
É adjudicada a proposta considerada globalmente mais vantajosa, a nível de preço, características técnicas e funcionais, prazos de entrega e execução, entre outros aspetos.
7. Avaliação de fornecedores
A avaliação de desempenho de fornecedores é efetuada periodicamente, numa ótica de permanente melhoria dos seus processos.