CTT e PWN Lisbon unidos em objetivo comum: a promoção da diversidade organizacional

16 de Maio, 2024

Os CTT – Correios de Portugal e a Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) estabeleceram uma parceria estratégica para reforçar a inclusão e a diversidade organizacional, através de várias iniciativas comuns.

No contexto desta colaboração, os CTT poderão participar e beneficiar dos programas da PWN Lisbon (Neuroliderança, Mentoring e Youth), bem como das suas ações de role model, formação e networking, numa lógica de partilha de modelos de excelência. Por sua vez, a PWN Lisbom, passará a integrar ações estratégicas promovidas pelos CTT junto dos seus principais stakeholders e relacionadas com o contexto de diversidade e inclusão.

Esta parceria insere-se na visão estratégica da PWN Lisbon definida para a diversidade e a igualdade de oportunidades corporativas e no quadro da qual se prevê a associação colaborativa a parceiros de negócios, empresas privadas, instituições públicas e outras organizações relevantes. A rede de parceiros da PWN Lisbon, na qual se incluem players nacionais, internacionais, e agora também os CTT, abrange marcas representativas dos diferentes setores estratégicos da sociedade, assegurando a transversalidade e a diversidade que caracterizam o tecido empresarial português.  

Para Sandra Mateus, Board Member da PWN Lisbon, “para mim e para a PWN Lisbon, esta parceria representa, Longevidade, Transformação e Foco. Longevidade, porque fazer uma parceria com a empresa portuguesa mais antiga e em operação é, no mínimo, marcante e simbólico, e estamos muito orgulhosos por poder integrar esta jornada. Transformação, porque os CTT são a prova de que a inovação tem de ser uma constante no mundo corporativo (e não só), valor com o qual tanto nos identificamos. E por fim, Foco, porque juntos estaremos focados em desenvolver iniciativas para a promoção de uma sociedade mais justa e coesa. Estou certa de que continuaremos a fazer História”.

Para a Diretora de Gestão de Talento dos CTT, Patrícia Durães, “a diversidade de género não é apenas uma questão de justiça social, mas sim uma vantagem estratégica para as empresas, tornando-as mais competitivas e inovadoras. Paralelamente, esta diversidade, além de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, onde várias perspetivas e experiências são valorizadas, ajuda a atrair e reter os melhores talentos. A parceria que estabelecemos com a PWN Lisbon é, também para nós, muito importante, uma vez que dá continuidade aos compromissos assumidos no âmbito do nosso Plano para a Igualdade, reforçando os valores que são intrínsecos à marca CTT”.

Os CTT estão certificados, desde 2022, como Empresa Familiarmente Responsável (EFR), uma distinção que reconhece o seu empenho em proporcionar a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar. Em relação à paridade de género, especificamente, na gestão de topo da Empresa, a percentagem de mulheres em posições de liderança aumentou para os 43,2% no primeiro trimestre deste ano (+3,7 p.p. do que no 1.º trimestre de 2023).