Drivers’ Challenge Internacional

A equipa do CDP 2670 Loures representou Portugal ao mais alto nível e venceu a competição do IPC que reuniu equipas de 10 países europeus.

O Autódromo do Estoril acolheu, nos dias 17 e 18 de abril, a quinta edição do Drivers’ Challenge, uma competição promovida pelo International Post Corporation (IPC). Este evento, realizado a cada dois anos, reúne os carteiros e responsáveis de unidades de distribuição que se distinguiram, nos seus países, pelas suas competências ao nível da condução segura e ecoeficiente, isto é, que implique o mínimo de emissões de gases com efeito de estufa.

A prova principal a que os condutores foram submetidos era de condução eficiente à volta da pista do Estoril, seguida de um circuito citadino naquela zona. Além disso, existiram provas de perícia ao volante e de segurança, como a substituição de um pneu, a verificação das condições de uma viatura que tinha um total de dez elementos em falha e o preenchimento de uma declaração europeia de acidente rodoviário. A nota mais particular da organização portuguesa foi a realização de uma prova com alguns dos veículos que compõem a frota elétrica dos CTT, a maior de todo o país.

Portugal acolheu esta edição depois de franceses, irlandeses, finlandeses e belgas terem organizado as primeiras edições. Em todas elas, o “fator casa” e o conhecimento do terreno mostrou-se determinante, com as equipas locais a conseguir lugares de destaque, incluindo a vitória.

Foi o que voltou a acontecer no Estoril, com a equipa portuguesa a conseguir a melhor pontuação, à frente da equipa da Bélgica, organizadora da última edição, e da equipa finlandesa, bicampeã em título. Apesar da competição apertada, os concorrentes portugueses, Pedro Santos Madeira e Ricardo Silva Monteiro notabilizaram-se pela sua regularidade em todos os campos avaliados e vencendo em muitos deles.

O Drivers’ Challenge está inserido no projeto +Prevenção, virado para todos os colaboradores dos CTT com responsabilidades de condução.