Estratégia

Vantagens Competitivas

As vantagens competitivas dos CTT decorrem da sua história e posição única no mercado dos serviços postais. Em particular, os CTT têm as seguintes vantagens competitivas:

  • Negócio de correio com rentabilidade atrativa e líder em Portugal;
  • Contínua gestão operacional eficiente;
  • Melhoria do quadro regulatório;
  • Plataforma Ibérica de Expresso e Encomendas;
  • Bom posicionamento para a expansão dos serviços financeiros;
  • Equipa de gestão qualificada e trabalhadores com vasta experiência no setor dos serviços postais;
  • Geração de cash flow, posição de liquidez e dividend payout.

Estratégia

Os principais objetivos dos CTT são alcançar um crescimento sustentável e melhorar a rentabilidade de cada um dos seus segmentos de negócio. Por forma a alcançar estes objetivos, os CTT definiram as seguintes estratégias:

  • Manter a liderança(1) no mercado de correio e encomendas e capitalizar as suas economias de escala como vantagem competitiva;
  • Promover um quadro regulatório que apoie a sustentabilidade do SPU(2);
  • Manter eficiência através de contínuos programas de transformação;
  • Desenvolver o seu negócio de expresso e encomendas para tirar vantagem do expectável crescimento do mercado, em especial no segmento de B2C(3);
  • Fortalecer a plataforma de serviços financeiros e oferecer um leque de serviços mais amplo.

(1) Fonte: ANACOM “Serviços Postais Informação Estatística 2.º Trimestre de 2013”, de outubro de 2013
(2) Serviço Postal Universal
(3) Significa Business-to-Consumer e refere-se a encomendas enviadas por empresas a consumidores