João Miguel Gaspar da Silva

Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva dos CTT - Correios de Portugal, S.A. (CTT)

Data de nascimento e nacionalidade 1 de junho de 1976, nascido em Portugal
Data da 1ª designação nos CTT 6 de janeiro de 2020
Mandato 2020 / 2022

Formação académica

  • 2004: MBA, Kellogg School of Management, Northwestern University (Evanston-IL, EUA)
  • 2000: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, Instituto Superior Técnico,(IST), Universidade de Lisboa

Cargos internos de administração e fiscalização

  • 2020 - …: Membro do Conselho de Administração da CTT Soluções Empresariais, S.A.
  • 2020 - …: Membro do Conselho de Administração da CTT Expresso - Serviços Postais e Logística, S.A. 
  • 2020 - …: Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva dos CTT  
  • 2018 - …: Membro do Conselho de Administração da CTT Contacto, S.A. 
  • 2018 - 2019: Membro do Conselho de Administração da Transporta – Transportes Porta a Porta, S.A. 
  • 2018 - 2018: Membro do Conselho de Administração da Mailtec Comunicação, S.A. 

Outros cargos Internos

---

Experiência profissional

A sua atividade profissional tem estado centrada em áreas de operações de diferentes setores, nomeadamente Consultoria Estratégica, Logística e Transporte de Valores, Correio e Expresso e Encomendas. Integrou os CTT em 2018 como Diretor de Operações, tendo sido designado ainda em 2018 membro do Conselho de Administração da CTT Contacto, S.A., da Mailtec Comunicação, S.A. e da Transporta – Transportes Porta a Porta, S.A., todas empresas do Grupo CTT. Enquanto Diretor de Operações nos CTT geriu todas as operações de recolha, printing e finishing, tratamento e distribuição de correio, encomendas e expresso e carga, com responsabilidades diretas na definição e execução do Plano de Modernização e Investimento dos CTT.

Atualmente, enquanto membro da Comissão Executiva dos CTT (COO) é responsável pelo Programa de Transformação das Operações, pelas áreas de Apoio ao Cliente e Qualidade das Operações, Controlo de Operações, Operações de Expresso, Carga e Logística, Operações Internacionais e Regiões Autónomas, Operações de Produção de Correio, Operações de Soluções Empresariais, Operações de Transporte e Distribuição, bem como pelo Planeamento e Desenvolvimento de Operações, que acumula com os cargos de membro do Conselho de Administração da CTT Expresso - Serviços Postais e Logística, S.A. e da CTT Contacto, S.A.

Tendo iniciado o seu percurso profissional como Monitor (1998-1999) no departamento de matemática do Instituto Superior Técnico, passou em 1999 a trabalhar para a Motorola como Junior Researcher, onde integrou a equipa de desenvolvimento de soluções de interface rádio para a tecnologia UMTS.

Em 2000 passou a desempenhar funções na McKinsey & Company como Business Analyst (2000-2002) e posteriormente como Associate (2004-2006), período durante o qual desenvolveu várias competências como consultor em diferentes áreas desta empresa. Entre 2007 e 2009 desempenhou as funções de Engagement Manager, tendo liderado vários projetos de operações no setor dos serviços e adquirido experiência na implementação de programas de Lean Operations em vários setores de atividade.

Em 2009 passou a integrar a Prosegur como Diretor-Geral da Unidade de Logística e Valores, tendo mais tarde passado a acumular as funções de Diretor-Geral da Unidade de Tecnologia de Segurança. Em 2013 foi designado para as funções de Country Manager da Prosegur em Portugal no âmbito das quais passou a ter sob a sua responsabilidade todo o P&L do grupo Prosegur no país. Dois anos mais tarde, e após a separação dos negócios realizada por esta multinacional nas várias geografias em que opera, foi designado Diretor-Geral da Prosegur Security Portugal, a área de vigilância humana e tecnológica da empresa.  

Cargos de administração e fiscalização em outras empresas (últimos 5 anos)

  • 2013 - 2018: Gerente da Prosegur – Companhia de Segurança, Lda.  

Outros cargos externos (últimos 5 anos)

---