Fases do processo de compra

1. Identificação da necessidade e definição da especificação técnica

Após identificação da necessidade de compra, das características técnicas e níveis de serviço pretendidos é efetuada a consulta ao mercado.

2.  Preparação e lançamento da consulta ao mercado

O documento de consulta ao mercado é composto pelo programa da consulta, pelo caderno de encargos (contendo as especificações da proposta técnica e da proposta comercial). A consulta é enviada aos fornecedores que se encontram registados em SAP Ariba, em função das caraterísticas dos bens ou serviços a adquirir e da classificação e avaliação de desempenho dos seus anteriores fornecimentos.

3. Apresentação da proposta

Deve apresentar a sua proposta completa em SAP Ariba, entregando separadamente a proposta técnica e a proposta comercial, de acordo com os critérios e a forma definidos na consulta.

4. Análise técnica e comercial

Após receção das propostas, a equipa de avaliação, constituída na fase de consulta, procede à avaliação da proposta apresentada (técnica e comercial).

5. Negociação

Após a análise técnica e comercial das propostas, inicia-se o processo negocial com os concorrentes selecionados, podendo esta fase envolver sucessivas rondas negociais.

6. Adjudicação

É adjudicada a proposta considerada globalmente mais vantajosa, a nível de preço, características técnicas e funcionais, prazos de entrega e execução, entre outros aspetos.

7. Avaliação de fornecedores

A avaliação de desempenho de fornecedores é efetuada periodicamente, numa ótica de permanente melhoria dos seus processos.