Dados de Acesso

 

Recuperação do acesso à ViaCTT            

Em caso de esquecimento ou perda do Código de Utilizador ou da Password:

  • Ir a ViaCTT.pt;
  • Escolher a opção “Recuperar Acesso”;
  • Selecionar uma das opções de recuperação ou desbloqueamento dos dados de acesso à Caixa Postal Eletrónica e seguir os passos indicados.

Deverá ter o seu endereço de e-mail associado à ViaCTT. Se não tiver, por favor, contacte a Linha de Apoio.

  • Desbloquear acesso à Caixa

    Após 3 tentativas de introdução de password inválida, a Caixa Postal Eletrónica é bloqueada por motivos de segurança. Para desbloquear o acesso à Caixa:

    • Aceder a ViaCTT.pt;
    • Escolher opção “Recuperar Acesso”;
    • Selecionar a opção "Desbloquear acesso à Caixa”;
    • Introduzir o Código de Utilizador e pressionar em "Continuar";
    • Introduzir a resposta à pergunta secreta para desbloquear a sua caixa Postal Eletrónica e introduzir o Código de Utilizador e a password para entrar na ViaCTT.
      • Em caso de esquecimento ou perda da resposta secreta, selecionar a opção "Recuperar";
      • Será enviada uma mensagem de e-mail com a Resposta Secreta associada à Caixa que pretende aceder. Deverá ter o seu endereço de e-mail associado à ViaCTT. Se não tiver, por favor, contacte a Linha de Apoio.

  • Recuperação do Código de Utilizador

    Em caso de esquecimento ou perda do Código de Utilizador:

    • Aceder a ViaCTT.pt;
    • Carregar na opção “Recuperar Acesso”;
    • Selecionar a opção "Recuperar Cód. Utilizador";
    • Introduzir o Número de Identificação Fiscal, o País de dados de registo e o endereço de e-mail associados à Caixa que pretende aceder;
    • Será enviada uma mensagem de e-mail com o(s) Código(s) de Utilizador associado(s) à Caixa Postal Eletrónica ViaCTT.

    Deverá ter o seu endereço de e-mail associado à ViaCTT. Se não tiver, por favor, contacte a Linha de Apoio.

  • Recuperação de password (definir nova password)

    Em caso de esquecimento ou perda da password:

    • Aceder a ViaCTT.pt;
    • Carregar na opção “Recuperar Acesso”;
    • Selecionar a opção "Definir nova Password";
    • Introduzir o Código de Utilizador e pressionar em "Continuar";
    • Introduzir a resposta à pergunta secreta e a Chave de Segurança associados à Caixa que pretende aceder e pressionar em "Continuar";
      • Em caso de esquecimento ou perda da resposta secreta, selecionar a opção ""Recuperar Resposta Secreta"". Será enviada uma mensagem de e-mail com a Resposta Secreta associada à Caixa que pretende aceder. Deverá ter o seu endereço de e-mail associado à ViaCTT. Se não tiver, por favor, contacte a Linha de Apoio.
      • Em caso de esquecimento ou perda da Chave de Segurança, selecionar a opção "Recuperar Chave de Segurança". A Chave de Segurança será enviada através de mensagem SMS para o Número de Telemóvel que consta no registo da Caixa que pretende aceder
      • Confirmar o número de telemóvel indicado. Se pretender alterar o número de telemóvel selecione essa opção. Introduza o Número de Identificação Fiscal, o País de dados de registo e a Resposta Secreta associados à Caixa que pretende aceder; introduza e confirme o novo número de telemóvel que receberá a Chave de Segurança através de mensagem SMS. Por último, insira o código da imagem e pressione em "Continuar".
    • Introduzir e confirmar a nova password com a qual passará a aceder à Caixa Postal Eletrónica da ViaCTT.

  • Alteração do endereço de email

    Se tiver acesso à Caixa Postal Eletrónica (CPE), poderá efetuar a alteração através do menu Perfil Geral > Informações Pessoais. Clique em Editar e na seta da secção Informação de contacto. Após a alteração clique em Gravar (fundo da página).

    Caso não tenha acesso à caixa, deverá solicitar através do email da Linha de Apoio a alteração de endereço de email que pretende associar à caixa, mencionando:

    • Nome completo do titular da Caixa Postal Eletrónica (CPE);
    • Código de Utilizador;
    • NIF da CPE;
    • Novo endereço de email.

    Caso desconheça o seu Código de Utilizador deverá enviar o seguinte:

    • Particular: Documento de Identificação do Utilizador da ViaCTT (NIF particular)
    • Empresarial: Certidão Permanente e Documento de Identificação do(s) gerente(s) da empresa, conforme mencionado na certidão (caso seja NIF empresarial).

    Mantenha atualizado o seu email e telemóvel, os quais são essenciais para recuperar os seus dados de acesso em caso de esquecimento ou perda.

  • Alteração do telemóvel

    Se tiver acesso à Caixa Postal Eletrónica (CPE), poderá efetuar a alteração através do menu Perfil Geral > Informações Pessoais. Clique em “Editar” e na seta da secção “Informação de contacto”. Após a alteração clique em “Gravar” (fundo da página).

    Caso não tenha acesso à caixa, deverá efetuar as seguintes ações:

    • Aceder a ViaCTT.pt;
    • Carregar na opção “Recuperar Acesso”;
    • Selecionar a opção “Definir nova password”;
    • Introduzir o Código de Utilizador e pressionar em “Continuar”;
    • Premir no final da frase: “Se pretende alterar o numero de telemóvel indicado prima aqui”;
    • Preencha o formulário de alteração e finalize em "Enviar SMS".

    O telemóvel será alterado na sua caixa e receberá a Chave de Segurança da sua caixa (código único e inalterável que permite definir uma nova Password para acesso à CPE).